12/05/2010 - 11h54

Aborto é questão de política de saúde pública, diz Dilma

Do UOL Eleições
De São Paulo
  • Dilma participou de programa de TV no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

    Dilma participou de programa de TV no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

Para a presidenciável Dilma Rousseff, o aborto é uma "violência contra a mulher" e não uma "questão de foro íntimo", mas sim uma "política de saúde pública". A ex-ministra da Casa Civil foi questionada sobre o tema  na manhã desta quarta-feira (12), durante participação no programa Painel RBS, da emissora TVCOM, no Rio de Grande do Sul.

"Nesses casos que incluem gravidez com risco de vida ou violência não é possível que as mulheres das classes populares usem métodos medievais [para abortar]", disse a pré-candidata petista à Presidência da República. "Um governo não tem de ser contra ou a favor do aborto; ele tem de ser a favor de uma política pública".

Ao longo do programa, Dilma foi sabatinada sobre uma série de temas, incluindo o arco de alianças que daria sustentação a uma eventual gestão sua. "O Brasil vai precisar de coalizão para ser governado, seja quem chegar à Presidência. O país tem uma realidade política que exigirá isso", avaliou. "Mas ela tem de se dar sempre em torno de um objetivo programático". Ela defendeu a atuação do PT durante o escândalo do mensalão. "A instituição Partido dos Trabalhadores não cometeu o crime, foram crimes pessoais", disse.

A ex-ministra foi questionada ainda sobre o tamanho do Estado e o aparelhamento da máquina pública. "Na transição do Clinton para o Bush, e depois na do Bush para o Obama, eu tive de manter contato com ocupantes dos cargos intermediarios do governo norte-americano. Todos foram alterados. Isso acontece nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, no Reino Unido", afirmou a petista. "Não acho que as indicações politicas sejam fonte de corrupção, nem acho que é por causa disso que ela existe; as indicações politicas podem, devem e, se depender de mim, terão critérios técnicos".

Mão de obra e previdência

"Eu não tenho engenheiro". Essa, segundo a ex-ministra, foi a fala "mais corriqueira" nos ministérios durante a elaboração do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. "Nós começamos uma trajetória de alteração da máquina, mas isso é um processo, não sem faz de um dia para o outro", disse.

Para a presidenciável, o governo tem de dar continuidade às políticas dos últimos anos para atingir novas metas para o País, como a universalização dos serviços de água e esgoto. "Não se faz isso em uma gestão, mas você cria as condições para se fazer em duas, ou duas e meia. O fundamental é aproveitar o que o presidente Lula construiu e dar um salto", argumentou.

Dilma não respondeu se vetaria o fator previdenciário, cujo fim foi aprovado pela Câmara na semana passada e encaminhado para votação ao Senado. Sem ele, tende a aumentar o valor pago ao trabalhador que pretende se aposentar por tempo de serviço junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); por outro lado, aumenta o impacto nos cofres públicos. A presidenciável também se esquivou ao ser questionada se vetaria o reajuste de 7,7% aos aposentados, também aprovado pelos deputados federais.

Política externa

Ao ser indagada sobre a política externa do País, Dilma defendeu a manutenção das diretrizes traçadas pelo governo Lula caso seja eleita. "O fundamental é o que foi introduzido na política externa nos últimos anos. Primeiro o multilateralismo, dando atenção aos nossos parceiros tradicionais, mas percebendo que o mundo está se modificando. Aí defendendo justamente nossa relação com os países latino-americanos, africanos e com a Ásia", apontou. "Diante da crise, tivemos um aumento expressivo das nossas exportações para a China e para a América Latina".

A pré-candidata petista ao Palácio do Planalto também rebateu as críticas a uma suposta "condescendência" do Brasil com países como o Irã e a Venezuela. "A prudência do Brasil em relação à invasão do Iraque se mostrou acertada; hoje não concordamos em transformar o Irã em uma região conflagrada por uma questão geopolítica", afirmou.

Sobre o país presidido por Hugo Chávez, disse não acreditar que o governo brasileiro "possa interferir nas questões internas dos outros paises da região e ser bem sucedido". Fez uma ressalva: "a exceção de Honduras, porque lá não houve uma eleição, e sim um golpe de Estado - nós não concordamos com a deposição de ninguém".

Seleção brasileira

Ao fim do programa, veio a inescapável pergunta sobre a convocação da Seleção brasileira, feita pelo técnico Dunga nesta terça-feira (11).  "Eu sou disciplinada", disse uma sorridente Dilma. "Eu era até a favor do Ganso e do Neymar pela alegria. Mas depois que escolheram a Seleção... eu estou na do Brasil". 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host