10/05/2010 - 11h01

Collor anuncia pré-candidatura ao governo de AL e apoio a Dilma

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Eleições
Em Maceió

O senador Fernando Collor de Melo (PTB) usou uma rádio de Maceió, na manhã desta segunda-feira (10), para anunciar pela primeira vez que é pré-candidato ao governo do Estado de Alagoas. Segundo ele, a decisão já está tomada e depende apenas da aprovação do partido que preside no Estado.

“Não sou candidato ainda, sou pré-candidato ao governo de Alagoas. Pretendo submeter meu nome ao partido para que ele ratifique o meu nome”, afirmou em entrevista à rádio Jornal, que é de propriedade do grupo industrial de João Lyra, também do PTB.

A decisão de Collor confirma o racha do palanque da pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, em Alagoas. Até o momento, a candidatura do ex-presidente não conta com nenhum apoio dos partidos que devem compor com Dilma. PDT, PMDB e PT estão unidos em torno do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), enquanto o PSB e PP já declararam apoio à reeleição do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Sobre alianças, ele antecipou que quer ter em seu palanque pelo menos o PMDB do senador Renan Calheiros. “Toda equação tem um ‘x’, e vamos tentar resolver essa. Mas o nome de Joaquim Beltrão [deputado federal] seria o ideal. Pelo trabalho como parlamentar, ele honraria qualquer aliança”, disse, se referindo diretamente ao anúncio de Calheiros de que os peemedebistas vão apoiar, em Alagoas, a candidatura de Lessa.

O ex-presidente ainda anunciou apoio irrestrito a Dilma. “Voto em Dilma, tenho admiração por ela. Sem desmerecer os outros nomes, espero que ela seja a próxima presidente do Brasil. Estou me empenhando pessoalmente para que ela seja eleita”, afirmou.

Mesmo oferecendo apoio à Dilma, o PT em Alagoas já decidiu, em congresso, que não apóia o ex-presidente e garantiu que, caso Ronaldo Lessa desista da disputa, prefere lançar candidato próprio a compor com Collor.

Caso se confirme, esta será a terceira vez que Collor será candidato ao governo do Estado – a terceira também contra Ronaldo Lessa. Em 1986, venceu a disputa, três anos antes de ser eleito presidente da República, em 1989. Já em 2002, ele tentou novamente ser eleito, mas acabou derrotado pelo então governador.

Collor ainda anunciou na rádio a liberação de recursos na ordem de R$ 350 milhões para a construção de uma avenida, na parte baixa de Maceió, que levará o nome do presidente Lula. “É uma obra que teve o projeto feito no meu governo do Estado e agora será contemplada pelo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, disse.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host