08/05/2010 - 07h00

Líder em pesquisas, Alckmin lança pré-candidatura ao governo de São Paulo

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Alckmin e Serra durante evento com agricultores no interior de São Paulo

    Alckmin e Serra durante evento com agricultores no interior de São Paulo

O tucano Geraldo Alckmin dá início neste sábado (8) a mais uma tentativa de governar o Estado São Paulo. A largada da pré-campanha será dada durante o Encontro Estadual do PSDB, realizado a partir das 9h00 no Expo Center Norte, zona norte da capital paulista.

Eleito governador em 2002, após ter chegado ao posto como vice de Mario Covas (PSDB), morto em 2001,  Alckmin chega para a disputa na condição de franco favorito; segundo pesquisa Datafolha divulgada no final de março, sua candidatura registra 53% das intenções de voto, ante 13% de seu oponente direto, o senador Aloisio Mercadante (PT).

A vantagem de Alckmin tende a ser reforçada pelo extenso tempo de TV que o candidato deverá ter na campanha, por conta das alianças que seu partido conseguiu costurar em nível estadual com DEM, PPS, PSC e PHS. Além disso, o peessedebista poderá aproveitar os altos índices de popularidade deixados pelo agora presidenciável José Serra (PSDB), que deixou o cargo com 55% de aprovação, de acordo com o Datafolha.

Os tucanos dispõem também do valioso apoio do PMDB no Estado, cujo presidente regional, o ex-governador Orestes Quércia, irá apoiar José Serra (PSDB) na disputa pela presidência da República. No plano nacional, vale lembrar, o PMDB de Quércia está comprometido com a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT).

Em troca, Quércia deve ser um dos candidatos ao Senado na chapa alckmista, ao lado do tucano Aloysio Nunes, cuja pré-candidatura foi lançada na última segunda-feira (3). Ex-secretário da Casa Civil de São Paulo na gestão Serra, Nunes venceu o deputado federal José Aníbal (PSDB) na disputa interna da legenda pela indicação.

Quando olha para o retrovisor, no entanto, Geraldo Alckmin vê um retrospecto eleitoral desfavorável.

Em 2006, disputou com Lula a Presidência da República, perdendo no segundo turno por 61% a 39%. Dois anos depois, tentou a prefeitura de São Paulo e não chegou sequer ao segundo turno; o pleito culminou na reeleição do então prefeito Gilberto Kassab (DEM), em vitória sobre a petista Marta Suplicy.

O empresário Guilherme Afif Domingos (DEM) deve ser o vice na coligação de Alckmin. Além deles, o PSDB também conta com a participação de José Serra, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do presidente da sigla, senador Sérgio Guerra (PE), e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), no evento deste sábado.

 

 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host