07/05/2010 - 13h26

Ao lado de Dilma, Lula diz: "não podemos deixar Brasil regredir"

Do Uol Eleições
Em São Paulo

Sem citar Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, o presidente Lula afirmou que "o que nós fizemos no Brasil não pode mudar. Se a gente deixar esse Pais regredir, nós sabemos que, para fazer, é difícil". A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (7) na inauguração da primeira embarcação fabricada no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE).

Presente ao evento, a ex-ministra da Casa Civil não pôde discursar por se tratar de um ato administrativo do governo federal. Foi o primeiro evento oficial do qual Dilma participou após sair do ministério.

Além de Lula, participaram da cerimônia o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB); o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli; o presidente da Transpetro (subsidiária de logística e transporte da Petrobras), Sérgio Machado; Eloi Ferreira, ministro da Igualdade Racial; e o ministro dos Transportes, Paulo Passos, além de dirigentes sindicais do setor naval.

Em sua fala, o governador Eduardo Campos agradeceu a Lula e criticou, sem citar nomes, aqueles que "destruíram a indústria naval deste país". "Tiveram tantas oportunidades de fazer o que o senhor fez, mas não fizeram, e hoje morrem de dor de cotovelo", afirmou o socialista.

"Se dizia que as obras do PAC [Plano de Aceleração do Crescimento] eram uma obra de marketing. Que belo marketing é ver um navio ser lançado neste momento", ironizou o ministro dos Transportes, Paulo Passos. "Essa transformação do virtual em real exige decisões corajosas, e essa decisões começaram com o presidente Lula, passaram por Dilma Rousseff, pela Petrobras e, evidentemente, por empresários", disse Gabrielli, em referência à iniciativa política que deu origem ao estaleiro Atlântico Sul.

Batizado de João Cândido, em homenagem ao marinheiro que liderou a Revolta da Chibata em 1910, o petroleiro é a primeira grande embarcação construída no Brasil em 14 anos, e tem capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, segundo Ângelo Bellelis, presidente do estaleiro.

A pedido da Transpetro, o cordelista Josta Borges cantou um repente durante a inauguração. "Nunca se viu um País se desenvolver desse jeito", recitou. "Os governantes cheios de prosperidade / merecem as nossas palmas e muitas felicidades".

Futebol

Antes de iniciar seu discurso, Lula avistou uma bandeira do Sport Recife na plateia. E brincou: "A vida é assim: enquanto uns riem, outros choram. Meu Corinthians não conseguiu, mas já estou com esperança para o próximo ano".

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host