30/04/2010 - 07h00

A exemplo de Gordon Brown, candidatos no Brasil já cometeram gafes; relembre

Rafael Spuldar
Do UOL Notícias
Em São Paulo

A recente polêmica envolvendo o primeiro-ministro britânico e candidato à reeleição, Gordon Brown, que chamou uma eleitora do seu Partido Trabalhista de "intolerante" sem que soubesse que o áudio estava sendo captado por um microfone, traz à memória casos semelhantes ocorridos durante campanhas eleitorais no Brasil. Relembre algumas das gafes mais conhecidas envolvendo candidatos no país.

A polêmica de Lula em Pelotas

Em 2000, durante a campanha para as eleições municipais, o então líder petista Luiz Inácio Lula da Silva gravou participação no horário eleitoral em favor do candidato do PT em Pelotas (RS), Fernando Marroni. Antes da gravação, uma câmera registrou em vídeo uma conversa em tom descontraído entre os petistas. Lula perguntou a Marroni, “Pelotas é cidade-polo, né”. Após a resposta positiva do candidato, Lula completou: “exportadora de veados...”, e deu uma risada. Marroni disse em seguida, “320 mil habitantes, tudo Lula lá”. O vídeo foi obtido pela campanha da candidata Leila Fetter (PPB, atual PP), que chegou a usá-lo no horário eleitoral, mas a Justiça posteriormente impediu sua veiculação. Após o episódio, Lula pediu desculpas à população de Pelotas e Marroni acabou eleito, tendo cumprido mandato até 2004.

 

Lula comete gafe

  • Confira vídeo polêmico de Lula em Pelotas, em 2000

Ciro chama ouvinte de “burro”
Em 2002, o então candidato a Presidente pelo PPS, Ciro Gomes, chamou um ouvinte de “burro” durante entrevista a uma rádio de Salvador. Acompanhado do senador Antonio Carlos Magalhães (morto em 2007), do então governador César Borges e do senador Paulo Souto, que o apoiavam, Ciro respondeu a um ouvinte que, descontente com as propostas do candidato, disse que ele dava a impressão de que presidiria a Suíça. “A Suíça não tem presidente da República, mas primeiro-ministro", afirmou o presidenciável, completando depois: “São estes petistas furibundos. Isso é para você deixar de ser burro”. Na verdade, a Suíça é uma república que possui um Conselho Federal, com sete membros, sendo que anualmente um deles toma posse como presidente. Anos depois, Ciro – que chegou em quarto lugar – reconheceu ter errado ao xingar o ouvinte.

  • Assista ao vídeo, em inglês, divulgado pelo jornal "Daily Telegraph", que mostra gafe de Brown

Serra e os migrantes na escola
José Serra, quando foi candidato ao governo de São Paulo em 2006, deu entrevista ao programa SPTV, da Rede Globo, no qual creditou os maus resultados da educação na capital paulista (do qual havia sido prefeito) aos migrantes. "Diferentemente dos Estados do Sul [os primeiros colocados na avaliação], São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando... este é um problema", afirmou Serra à época. Uma avaliação realizada meses antes pelo Ministério da Educação havia colocado a 4ª série da rede de ensino da Prefeitura de São Paulo entre as sete piores do país. Serra acabou eleito governador em primeiro turno.

Marta e Kassab entram em polêmica
Durante a campanha para as eleições municipais de 2008, a campanha da então candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, inseriu uma locução durante o horário eleitoral gratuito que foi interpretada como uma insinuação de que o prefeito Gilberto Kassab (DEM) seria homossexual. Nas inserções da petista, o locutor perguntava: “Você sabe mesmo quem é o Kassab? Sabe de onde ele veio? Qual a história do seu partido?” Em seguida, aparecia a foto do prefeito, com o texto: “Sabe se ele é casado? Tem filhos?” À época, Marta negou veementemente que o texto fosse uma insinuação de que Kassab seria gay, e lançou nota na qual acusava a imprensa de fazer tais ilações. O prefeito ganhou na Justiça um direito de resposta na propaganda da petista, e eventualmente foi reeleito. Em abril de 2010, em um programa de TV, Marta pediu desculpas pelo episódio.

Vídeo polêmico de Marta

  • Propaganda da petista levantou dúvidas sobre Kassab

 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host