19/04/2010 - 15h23

Lula diz que índios brasileiros têm pouca terra

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Em visita à área da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (19) que os indígenas nunca invadem terras de outros proprietários e têm poucas terras no país. Em seu discurso, o mandatário disse ainda que evitou visitar a região durante o conflito entre índios e arrozeiros, encerrado após decisão do (STF) Supremo Tribunal Federal.

“Evitei visitar a Raposa da Serra do Sol por conta da divergência que se estabeleceu entre aqueles que ainda continuam dizendo que tem muito pouco índio para pouca terra e aqueles que, como eu, acham que os índios têm pouca terra”, afirmou Lula.

“Nunca vi em nenhum momento desses meus 30 anos de convivência com o povo indígena alguém reivindicar nada que não fosse seu. O que acontece normalmente são os outros invadirem terras indígenas tentando se apossar de terra que não são deles.”

Lula também criticou os arrozeiros, que são acusados pelos indígenas de ordenar o assassinato de pelo menos 21 dos seus líderes. O evento na aldeia Maturuca foi organizado para celebrar um ano da demarcação da reserva raposa Serra do Sol, no Dia do Índio.

“[Antes da decisão do STF] lembro da quantidade de outdoors que foram colocados repudiando a presença do presidente. É como se nós fôssemos os demônios, porque tiraríamos a terra de quem queria produzir. Alguns queriam exatamente a terra que não era deles, era dos índios", comentou Lula.

O maior entrave para a demarcação da área exclusiva para os índios eram cinco produtores de arroz, que exigiam R$ 80 milhões para deixar o local. O governo, por meio da Funai (Fundação Nacional do Índio),  negociou um valor menor até que todos saíssem.

A reserva Raposa/Serra do Sol, no extremo norte de Roraima, ocupa a área da fronteira com a Venezuela e a Guiana. Cerca de 18 mil índios de cinco etnias vivem ali. O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), ajudou a realocar os fazendeiros.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host