19/04/2010 - 17h05

Dilma repete frase de Lula e chama Serra de "biruta de aeroporto"

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ironizou nesta segunda-feira (19) a postura da oposição, que voltou a criticar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal programa do governo federal, e chamou o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, de "biruta de aeroporto".

“Ele (Serra) está agindo mais como biruta de aeroporto (equipamento que indica a direção do vento nas pistas dos aeroportos), cada dia de um jeito”, disse Dilma. Mais cedo, durante visita a Minas Gerais, Serra disse que o PAC é “uma lista de obras”, cuja maioria foi iniciada no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). “Vamos ser realistas. A maior parte não foi feita. As obras, a gente tem que definir, tocar e fazer acontecer”, disse o pré-candidato tucano.

Em 2001, o então candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, também usou a expressão "biruta de aeroporto" para se referir a Fernando Henrique. "Eu penso que o presidente Fernando Henrique Cardoso está fazendo um papel como se fosse aquela biruta de aeroporto. Ou seja, um governo não pode anunciar uma medida sem pensá-la corretamente", disse, em 8 de junho daquele ano.

Além de criticar a oposição, alegando que ela não tem uma postura única sobre apoiar ou não a continuidade das ações governamentais, a ex-ministra afirmou que o PAC modificou a forma como as obras de infraestrutura no país são feitas. “O PAC não é um lista de obras. É um imenso esforço para que o país volte a investir”, disse Dilma.

As afirmações da petista foram feitas após o evento de lançamento de seu site oficial, em Brasília. No site, que tem formato de blog, o internauta encontra a biografia dela, notícias, propostas de governo, galerias de fotos, vídeos e espaço para interação com a presidenciável. Além disso, há uma seção com os links oficiais dela nos principais redes sociais da internet, como Orkut, Facebook e Twitter; e nos sites YouTube (de vídeos) e Flickr (de fotos). A página é coordenada por Marcelo Branco, ex-diretor do Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil.

Dilma disse que irá valorizar a Internet como instrumento para se aproximar dos eleitores. “Eu acredito que a internet vai ter um importante papel (durante a campanha eleitoral) no Brasil. Se vai ser igual aos Estados Unidos, eu não sei, mas há uma adaptação do Brasil, como a gente coloca em tudo. O Twitter terá um papel grande, os blogs, os twitteiros. Em tempo real, as pessoas poderão dar sua opinião. Vamos ter um instrumento muito grande participação e democracia”, disse a pré-candidata.

 

 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host