14/04/2010 - 15h21

Heloísa elogia Marina e quer "convocar base" para resolver confusão no PSOL

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Eleições
Em Maceió

A vereadora de Maceió, ex-senadora e presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, afirmou nesta quarta-feira (14) que vai apelar para a convocação de um congresso extraordinário que defina o rumo que o partido deve tomar nas eleições presidenciais de 2010. Segundo ela, a escolha de Plínio de Arruda Sampaio como o pré-candidato do partido à presidência, ocorrida durante a 3ª Conferência Nacional Eleitoral, no Rio de Janeiro, não foi legítima.

No último sábado (10), 89 delegados do partido votaram e decidiram, por unanimidade, pela pré-candidatura de Sampaio. Mas a conferência foi marcada por polêmicas. Antes mesmo da votação, 92 delegados que apoiariam a candidatura de Martiniano Cavalcante deixaram o evento questionando o descredenciamento de delegados de três Estados. Antes da conferência, a direção do partido chegou a tirar o site da legenda do ar, alegando “uso indevido” por parte de seguidores de Sampaio.

“Eu estou tentando, para amenizar essa confusão interna tão grande porque não querem apoiar Marina (Silva, pré-candidata do PV à Presidência), realizar esse congresso extraordinário para que a vontade da base partidária seja respeitada, e não as chamadas maiorias. E essa decisão terá que ser respeitada por Plínio, Martiniano, Heloísa, enfim, por todos”, afirmou Heloísa Helena.

Segundo a presidente do PSOL, para que um novo congresso seja realizado, é necessária a aprovação da direção executiva do partido, a assinatura de 1/3 dos filiados ou a assinatura de 14 diretórios estaduais. Uma reunião da direção executiva do partido está marcada para a próxima semana.

As divergências políticas internas não impediram Heloísa de elogiar Marina Silva. “Nós queríamos muito apoiar a candidatura de Marina. Entendo que ela é uma grande mulher, uma militante extremamente importante da esquerda nacional, e seria a hora de realizarmos um amplo debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social - não com uma bandeirinha verdinha de ambientalista, mas um debate importante, que significa como você trata a terra, o solo. Infelizmente não foi aceito e por isso existiu essa confusão [na definição do nome de um candidato]”, explicou.

Apesar dos elogios a Marina, Heloísa não confirmou se vai defender uma possível coligação com o PV no novo congresso. “Diante do nível de tensão que se encontra o partido, é necessária muita responsabilidade e não podemos adiantar a pauta de maneira alguma”, afirmou.

A vereadora confirmou que recebeu pressões para que fosse a candidata à Presidência pelo partido, mas voltou a confirmar que deve disputar o Senado por Alagoas. “Alguns membros queriam me obrigar a ser candidata defendendo bandeiras com as quais não me identifico, como a legalização das drogas e do aborto. Já foi a maior confusão. Claro que existiam pessoas que queriam muito que eu fosse candidata por ideologia, mas tinham outros que queriam por oportunismo eleitoreiro”, disse Heloísa Helena.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host