01/10/2010 - 09h56

Esquema de segurança para eleições no Tocantins será definido hoje

Leandro Martins
Enviado especial da EBC
Em Palmas (TO)

Representantes de órgãos de segurança pública estaduais e federais vão se reunir em Palmas, nesta sexta-feira (1º), para definir o esquema de segurança que será adotado no Estado para as eleições de domingo (3).

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins, José de Moura Filho, disse que o objetivo é ampliar a segurança nas eleições para governador do Estado, que podem ser definidas ainda no primeiro turno.

Em entrevista exclusiva à Rádio Nacional, o desembargador informou que a reunião vai contar com representantes das polícias Civil, Militar e Federal, além do Exército.

Segundo o juiz, que requisitou a presença de forças federais na semana passada, o objetivo é evitar manifestações violentas e crimes eleitorais, como a compra de votos.

Moura Filho ressaltou que a Força Nacional vai atuar em áreas com mais de 20 mil eleitores, enquanto a Polícia Federal estará presente em 40 pontos do estado, principalmente nas 82 aldeias indígenas onde vivem 10 mil índios de oito etnias.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host