03/10/2010 - 20h47

Após disputa acirrada, Déda é reeleito ao governo de Sergipe

Do UOl Eleições
Em São Paulo

Dados do governador eleito

Nome Marcelo Déda Chagas (PT)
Data de nascimento 11/03/1960
Escolaridade Superior completo
Ocupação Advogado
Patrimônio R$ 555.730,89

Marcelo Déda (PT) é novamente o governador de Sergipe após disputa acirrada com João Alves Filho (DEM) e um ano marcado por escândalos e complicações de saúde. Déda obteve 52,1% dos votos, enquanto João Alves ficou com 45,2%.

Déda (PT) disse que a disputa acirrada contra o ex-governador João Alves Filho (DEM) servirá para que se reflita sobre o seu primeiro mandato. "Essa eleição nos dá motivos para reflexão, olhar onde temos problemas", afirmou aos jornalistas após o resultado. "Foi uma eleição difícil, disputada", reconheceu.

O petista afirmou que, em seu segundo mandato, vai priorizar a saúde. "Serão dois secretários da saúde, eu é que vou nomear. Devemos uma saúde melhor, mais resolutiva", afirmou.

A vitória ocorre após um conturbado 2009, quando descobriu um câncer de pâncreas. Ficou cem dias afastado do governo para cuidar da saúde e passou por duas cirurgias. Voltou ao cargo em 11 de janeiro deste ano.

Acusado de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006, Déda entrou na disputa eleitoral com o posto ameaçado, mas obteve vitória no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que negou, por unanimidade, recurso que pedia sua cassação.

A campanha no Sergipe também foi marcada pelo atentado sofrido pelo presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado, Luiz Antônio Araújo Mendonça, 60. Em Aracaju, o carro que levava o magistrado foi alvejado por cerca de 30 tiros de armas de diferentes calibres. No início, a hipótese aventada foi de motivação eleitoral, mas depois, descartada.

Biografia

Marcelo Déda Chagas, 50, nasceu na cidade de Simão Dias, situada a 110 km de Aracaju. Começou a política na militância do Movimento Secundarista. Foi professor e, em 1982, concorreu a sua primeira eleição do PT, como candidato a deputado estadual.

Em 1985, concorre à Prefeitura de Aracaju. Em 1986, sai candidato a deputado estadual, conquistando o segundo lugar nas urnas com 33 mil votos. Não conseguiu se reeleger em 1990. Quatro anos depois, se elege deputado federal, onde consegue ser reeleito em 1998.

Em 2000, Marcelo Déda é eleito prefeito da capital ainda no primeiro turno e, em 2004, reeleito com 71,38% dos votos válidos. Renunciou ao mandato em 2006 para se candidatar

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host