31/10/2010 - 10h50

Abstenções em São Paulo não devem aumentar no segundo turno, prevê TRE

Flávia Albuquerque
Da Agência Brasil
Em São Paulo

 O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo (SP), Walter de Almeida Guilherme, afirmou há pouco que não acredita que o feriado aumentará o número de abstenções no estado, por conta dos eleitores que possam emendar o fim de semana com o Dia de Finados (2).

“O tempo não ajuda, embora hoje esteja melhor do que ontem. Não creio que haja um significado muito importante neste momento em relação àqueles que vão viajar”, disse. No primeiro turno, 4.979.456 de eleitores paulistas deixaram de votar, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A previsão do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) é que no estado haja sol apenas no extremo sudoeste (litoral).

De acordo com Walter de Almeida Guilherme, os resultados da votação em São Paulo deverão ser divulgados rapidamente, já que no estado as eleições para governador foram definidas no primeiro turno. “Penso que entre as 20h e as 21h São Paulo terá todos os dados importantes. Tenho a impressão de que até esse horário terão sido apurados 90% dos votos ou mais”, previu.

Para o presidente do TRE-SP, a votação de hoje deve transcorrer tranquilamente, a exemplo do que aconteceu na primeira fase das eleições. “O primeiro turno, que era uma eleição mais complexa, foi absolutamente regular e normal. Imagina-se que seja assim neste segundo turno também. O tempo de votação deve ser dez segundos ou mais”, calculou.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host