04/10/2010 - 01h41

Ficha suja, Maluf tem 497 mil votos, mas não sabe se assumirá

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Paulo Maluf, candidato a deputado federal pelo PP, votou ao lado de sua mulher Silvia em SP

    Paulo Maluf, candidato a deputado federal pelo PP, votou ao lado de sua mulher Silvia em SP

Considerado ficha suja pela Justiça, o candidato a deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) recebeu cerca de 497 mil votos nas eleições deste domingo, mas ainda não sabe se assumirá o cargo.

Os votos de Maluf, assim como os de todos os enquadrados na Lei da Ficha Limpa, estão sendo considerados nulos por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A medida foi tomada em decorrência da indefinição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da lei para as eleições deste ano.

Caso o STF decida que a Lei da Ficha Limpa não deva ser aplicada a essas eleições, Maluf se tornará o terceiro candidato mais votado do Estado. Neste caso, ele ficaria atrás apenas de Tiririca (PR) com 1,3 milhões de votos e Gabriel Chalita (PSB) com 560 mil.

Embora a votação de Maluf no pleito deste domingo tenha sido expressiva, ela representa uma queda em relação ao resultado conquistado há quatro anos, quando foi o candidato a deputado federal mais votado do país com 739.837 votos.

Além da indefinição sobre o futuro de Maluf, a decisão do STF pode alterar a composição da bancada paulista em Brasília caso tome uma decisão favorável ao ex-prefeito.

Como Maluf é um candidato “puxador de votos”, ele poderia aumentar o número deputados eleitos por seu partido por conta do quociente eleitoral.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host