30/09/2010 - 10h38

Romeu Tuma e PTB são proibidos de usar imagens de Lula na propaganda eleitoral

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral Luís Francisco Aguilar Cortez determinou nesta quarta-feira (29) que o candidato a senador Romeu Tuma e seu partido, o PTB, não utilizem mais imagens do presidente Lula no horário eleitoral gratuito.

Segundo a decisão, as imagens foram divulgadas nos dias 15, 17 e 20 de setembro. "Os representados veicularam imagem do presidente Lula, que é filiado ao PT; o PTB não está coligado com o PT, quer no âmbito regional, quer em nacional (...), tal conduta não é possível, pois foi utilizada imagem de filiado a partido diverso ao da agremiação representada", afirma Cortez.

A mesma representação também questionou a utilização, no dia 20 de setembro, de imagens do candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, no programa da legenda. Neste caso, porém, Cortez entendeu que Alckmin "poderia participar da propaganda do PTB, pois os partidos estão coligados em âmbito nacional".

A representação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral. Mesmo com o fim do horário eleitoral gratuito, o partido pode recorrer da decisão.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host