27/09/2010 - 21h09

Mercadante acusa Alckmin de recusar parcerias; tucano promete creches

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, aproveitou o horário eleitoral da noite desta segunda-feira (27) para afirmar que seu rival, o tucano Geraldo Alckmin, negou-se a fazer parcerias com o governo federal enquanto esteve à frente do Palácio dos Bandeirantes, entre 2003 e 2006.

Horário eleitoral da noite de segunda (27)

"Nos últimos oito anos, quatro deles com Alckmin e quatro com Serra, o governo do Estado praticamente se recusou a fazer parcerias com o governo Lula. Assim mesmo, São Paulo nunca recebeu tantos recursos federais, muito mais do que no governo FHC", disse o petista. "Não dá para passar mais quatro anos com o governo daqui dizendo que não quer investimento do governo federal. Quando ele diz não, o prejudicado é você", afirmou.

Apesar das críticas, Mercadante não pôde exibir imagens do adversário durante a propaganda, devido a uma decisão juficial deste domingo (26) que proibiu a veiculação a pedido da coligação liderada pelo tucano.

Já a peça de Alckmin exibiu o depoimento de uma estudante beneficiada por programas implementados pelas gestões do PSDB. Além disso, o tucano prometeu gastar R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos para construir creches para 100 mil crianças em todo o Estado.

"Creche é um direito para as mães de São Paulo", afirmou o ex-governador. "Nosso planejamento também prevê grandes obras para gerar empregos e investimentos para o nosso Estado", disse.

Em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, Celso Russomanno, do PP, exibiu em seu horário eleitoral imagens dos ataques do PCC no Estado, em maio de 2006. "São Paulo ficou refém dos criminosos. Você se lembra disso? Alckmin era governador", afirmou o pepista.

De acordo com a última pesquisa do Ibope, Alckmin tem 48% das intenções de voto, contra 26% de Mercadante e 8% de Russomanno.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host