24/09/2010 - 21h03

Duas pesquisas apontam resultados diferentes para disputa em SP

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Duas pesquisas diferentes divulgadas nesta sexta-feira mostram resultados discrepantes na disputa pelo governo de São Paulo.

Segundo o Vox Populi, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, perdeu nove pontos percentuais, caindo para 40%, enquanto o petista Aloizio Mercadante subiu 11 pontos, indo a 28%, encaminhando a campanha para o segundo turno.

A outra pesquisa, do Ibope, mostra Alckmin estável, liderando com 48%. Mercadante subiu de 24% para 26%, uma oscilação dentro da margem de erro.

Vox Populi

De acordo com a pesquisa do Vox Populi, Alckmin caiu de 49% para 40%. Mercadante cresceu 11 pontos percentuais, passando de 17% em agosto para 28% neste levantamento.

Celso Russomano (PP) obteve a preferência de 7% do eleitorado, Paulo Skaf (PSB) de 3% e Fábio Feldmann (PV) tem 2%. Votos em branco e nulo somaram 7%, enquanto 13% dos eleitores disseram-se indecisos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

A pesquisa, encomendada pela Band e pelo iG, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 31.704/10 e ouviu 1.500 pessoas entre 18 e 21 de setembro.

Ibope

Para o Ibope, Alckmin continua liderando as intenções de voto. Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, o tucano aparece com 48%, já alcançados na pesquisa anterior, divulgada em 14 de setembro, seguido do petista Aloizio Mercadante, que foi de 24% para 26%.

Celso Russomanno, do PP, aparece em terceiro lugar com 8% das intenções de voto. Paulo Skaf (PSB) aparece com com 3% e Fábio Feldmann (PV) com1%. Os demais candidatos não pontuaram. Votos em branco ou nulos somam 6% e indecisos, 7%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também entrevistou os eleitores sobre um possível segundo turno nas eleições estaduais. Neste caso, Alckmin teria 54% e Mercadante, 31%. Votos em branco e nulos seriam 7% e indecisos, 8%.

Disputa para o Senado

Integrantes da mesma chapa, a petista Marta Suplicy e Netinho de Paula, do PC do B, aparecem tecnicamente empatados, com 38% e 37% das intenções de voto, respectivamente.

Aloysio Nunes, do PSDB, aparece com 25% e Romeu Tuma, do PTB, que segue internado, tem 20%. Ciro Moura (PTC) obteve 7% das intenções de voto e Moacyr Franco (PSL), 5%.

Os outros candidatos não ultrapassaram 2% das intenções de voto. Votos em branco ou nulos somam 18%, e indecisos, 22%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, com 2.002 eleitores de 98 municípios, e está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob registro nº 87672/2010 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob protocolo nº 31800/2010.

Datafolha

Na quinta-feira, o Datafolha havia divulgado outra pesquisa sobre São Paulo, em que o quadro da disputa mantinha-se praticamente inalterado.

Segundo pesquisa realizada nos dias 21 e 22, Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT) têm os mesmos índices de intenção de voto que tinham na semana passada: 51% a 23%, com vantagem para o tucano. O resultado dá vitória a Alckmin no primeiro turno.

Celso Russomanno (PP) oscilou um ponto para cima e está com 9% em terceiro lugar, à frente de Paulo Skaf (PSB), que também cresceu um ponto e agora tem 4%. Brancos e nulos somam 4%, e 7% dos eleitores estão indecisos.

A margem de erro é  de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 2.142 eleitores de 62 municípios paulistas. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 31.367/2010.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host