13/09/2010 - 13h40

Alckmin acusa Mercadante de "iludir eleitor"; tucano "aposta na confusão", diz petista

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB ao governo paulista, Geraldo Alckmin, rebateu seu rival na disputa, o petista Aloizio Mercadante, que nos últimos dias usou seu horário eleitoral na TV para negar que tenha faltado a uma sessão no Senado que decidiu sobre verbas para o metrô de São Paulo.

"O Mercadante faltou, mas apresenta video dizendo que não faltou. Vamos ver com atenção", disse um narrador durante a propaganda política do tucano na TV, que em seguida exibiu trecho de fala do ex-senador petista em que ele supostamente admite ter faltado à sessão.

"Ele mesmo confessa que não foi (à sessão)", diz o locutor. "Querendo iludir o eleitor, senador? Coisa feia, heim?", afirmou.

O candidato do PT, por sua vez, repetiu peça veiculada na noite da última sexta-feira (10), em que negou ter faltado à sessão do Senado em questão e atacou o adversário tucano. "Infelizmente, meu adversário está usando uma tática rasteira de apostar na confusão", afirmou Mercadante.

O petista disse ter participado "ativamente dos 36 empréstimos para o metrô e para a CPTM" e voltou a explicar o motivo de suas ausências. Das três vezes que eu não participei, duas foram por licenças médicas, me recuperando de cirurgias, e a outra por causa da abertura oficial da minha campanha", afirmou.

Ele ainda exibiu um depoimento do também senador Romeu Tuma, hoje candidato à reeleição pelo PTB, dizendo que o petista "se desdobrou" para que fossem destinados recursos para São Paulo.

As críticas de Alckmin ao candidato do PT começaram após a entrada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, por temor de que Lula conseguisse transferir votos para seu candidato, assim como vem fazendo com a presidenciável Dilma Rousseff (PT). Quase 79% da população considera o governo Lula ótimo ou bom, de acordo com o Datafolha.

Pesquisa Ibope divulgada na noite de sexta mostra que o tucano caiu cinco pontos percentuais (veja aqui) na preferência do eleitorado, saindo de 51% das intenções de voto para 46%. Mercadante, oscilou dois pontos, passando de 20% para 22%.

Horário eleitoral da tarde de segunda-feira (13) em SP

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host