06/09/2010 - 21h05

Na TV, Ciro Gomes pede voto para Skaf; Aloysio Nunes alfineta Netinho de Paula

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Depois de exibir a presidenciável petista Dilma Rousseff em sua propaganda na TV, Paulo Skaf, candidato do PSB ao governo paulista, recebeu o apoio do colega de partido Ciro Gomes para sua candidatura.

Horário eleitoral da noite de segunda (06)

"Eu não sou de pedir voto para qualquer um. Mas por Skaf eu garanto e assino embaixo", afirmou o ex-ministro da Integração Nacional. "Acredite, Skaf é um homem notável, sério e preparado", disse Ciro, que participou do horário eleitoral obrigatório de Skaf na noite desta segunda-feira (6).

Agora, o ex-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo) conta com o apoio declarado de duas grandes lideranças da base aliada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Ciro chegou a disputar a indicação do PSB para disputar o Palácio do Planalto, mas foi voto vencido pelo restante da sigla, que decidiou apoiar a candidatura da ex-ministra da Casa Civil.

Em seu horário eleitoral, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, defendeu as estradas do Estado, que vem sendo alvo de críticas de seus rivais por conta do valor das tarifas de pedágio.

"Hoje as dez melhores estradas do país estão em São Paulo. E nós vamos em frente, com segurança e respeito à vida", afirmou o ex-governador de São Paulo. Celso Russomanno, do PP, criticou o valor dos pedágios e prometeu reduzir seu valor em 30% caso seja eleito.

Já o petista Aloizio Mercadante voltou a investir na associação com o presidente Lula, voltando a exibir imagens de ambos em um comício realizado na cidade de Guarulhos (SP) no último sábado (4).

A propaganda afirmou ainda que Mercadante "foi decisivo" para garantir verbas para uma série de obras do governo federal em São Paulo. "Não dá para pensar pequeno, fazendo as coisas só para poucos, como vem acontecendo nesses 16 anos de PSDB no governo", afirmou.

De acordo com a última pesquisa do Datafolha, Alckmin lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes com 50% das intenções de voto, ante 24% do candidato do PT e 7% de Russomanno. Paulo Skaf registra a preferência de 3% do eleitorado.

Senado

Na disputa pelas duas vagas disponíveis para o Senado, a novidade ficou por conta da peça veiculada pelo tucano Aloysio Nunes, em que criticou a violência contra a mulher. "Quem bate em mulher é covarde", disse o candidato do PSDB. A fala faz referência indireta ao seu rival direto, Netinho de Paula (PCdoB), que agrediu a própria mulher em 2005.

Com a retirada da candidatura do colega de chapa Orestes Quércia (PMDB), que está se tratando de um câncer, Aloysio terá o dobro de tempo no horário eleitoral obrigatório, disputando diretamente com o comunista. Quércia já pediu que seus eleitores migrem o voto para o candidato do PSDB. Segundo o Datafolha, o tucano tem 12% das intenções de voto, contra 15% de Romeu Tuma (PTB), 26% de Quércia, que está fora da corrida eleitoral, 28% de Netinho e 33% de Marta Suplicy (PT), que lidera a disputa.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host