28/08/2010 - 13h57

Ibope: Alckmin tem 47% e Mercadante, 23% em SP

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem ampla vantagem sobre Aloizio Mercadante (PT) na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, mostrou uma pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28). No entanto, a vantagem do tucano sobre o petista diminuiu desde o início do horário eleitoral obrigatório.

Evolução dos candidatos

Os números mais recentes indicam Alckmin com 47% e Mercadante, com 23%. Na sondagem anterior, divulgada em 30 de julho, o tucano somava 50% das intenções de voto e o petista, 14%. A pesquisa teve 1.204 entrevistados, nos dias 24 e 26. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 26048/2010.

Celso Russomanno (PP), soma 8% das intenções de voto. Paulo Skaf (PSB) tem 2%, Fábio Feldmann (PV), soma 1% e os outros candidatos não atingiram 1 ponto percentual. Os votos brancos e nulos para a disputa em São Paulo são 7% e os indecisos, 11%.

O Ibope apurou que em um eventual segundo, Alckmin venceria Mercadante se as eleições fossem hoje. O tucano somaria 54% das intenções de voto e o petista, 30%. Nulos somariam 8% e os indecisos, também.

Senado
A pesquisa também apurou números para a corrida por duas vagas para o Senado. A petista Marta Suplicy lidera com 36% - uma alta de cinco pontos percentuais desde a última sondagem. Netinho de Paula (PCdoB) aparece numericamente à frente de Orestes Quércia (PMDB): o comunista tem 24% e o peemedebista, 21%, diferença dentro da margem de erro. Romeu Tuma (PTB) tem 14%  e Ciro Moura (PTC) e Aloysio Nunes (PSDB) ficaram com 11%.

Moacyr Franco (PSL) tem 8%, Ricardo Young (PV), Alexandre Serpa (PSB) e Ana Luiza (PSTU) atingiram 2%. Marcelo Henrique (PSOL), Dirceu Travesso (PSTU) e Dr. Redó (PP) ficaram com 1%. Antonio Carlos Mazzeo (PCB) e Afonso Teixeira (PCO) não pontuaram. Os votos brancos e nulos são 17% até agora e os indecisos são 31%.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host