26/08/2010 - 18h23

Candidato do PSOL a vice-governador em SP é barrado pela lei da Ficha Limpa

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) barrou nesta quinta-feira (26) a candidatura a vice-governador de Aldo Josias do Santos (PSOL) com base na Lei da Ficha Limpa. Como a chapa é indivisível, o candidato a governador pelo PSOL, Paulo Roberto Bufalo, também teve seu registro de candidatura negado.

Quando era vereador de São Bernardo do Campo, Aldo dos Santos foi condenado por improbidade administrativa em decisão proferida por órgão colegiado por usar indevidamente um veículo da prefeitura.

Pela legislação, o partido tem dez dias para substituir o candidato que tiver o registro indeferido. O candidato ainda pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em nota, o PSOL declarou que "trata-se de uma aplicação equivocada da lei". "Não pesa contra Aldo Santos nenhuma suspeita de corrupção. Os motivos pelos quais buscam impedi-lo de concorrer são de outra ordem: Aldo é acusado de usar seu mandato como vereador em São Bernardo do Campo para dar apoio ao Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) em 2003, na ocupação de um terreno por 7 mil pessoas que reivindicavam condições dignas de moradia", diz a nota.

O PSOL ainda alega que está havendo "uma clara inversão" da lei da Ficha Limpa, "que deveria servir para barrar a candidatura de corruptos", e que irá recorrerá da decisão.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host