17/08/2010 - 11h49

Russomanno acusa governo estadual de "propaganda enganosa" com nota fiscal paulista

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato a governador do Estado de São Paulo Celso Russomanno (PP) acusou nesta terça-feira (17) o governo estadual de “propaganda enganosa” com a Nota Fiscal Paulista, argumentando que nem todas as mercadorias dão direito a devolução fiscal.

Na primeira pergunta do terceiro bloco do debate Folha/UOL, Russomanno questionou Geraldo Alckmin (PSDB) sobre suposta “informação falsa e enganosa” e afirmou que “em mais de 90% das mercadorias o consumidor não recebe nada de volta”.

Alckmin afirmou que “a nota fiscal eletrônica é redução tributária para o consumidor” e citou que o programa tem oito milhões de pessoas cadastradas. “Vou ampliar a nota fiscal para produtos que não estão incluídos”, prometeu o candidato do PSDB.

Em réplica, Russomanno disse que a promessa de Alckmin era prova de que “a publicidade é enganosa”.

“O governo do Estado de São Paulo omite isso”, disse o candidato do PP, anunciando que entraria com denúncia em órgão de defesa do consumidor.

Em tréplica, Alckmin elogiou o programa de Nota Fiscal Paulista com “mais um exemplo do governo eletrônico”.

“A nota fiscal eletrônica combate a sonegação, cria uma cultura de participação e reduz a carga tributária”, afirmou o candidato do PSDB, acrescentando que o consumidor também seria beneficiado, mesmo ao comprar mercadorias sem direito a devolução tributária, ao participar dos sorteios do programa.

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta terça-feira (17) um debate inédito pela internet entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP) participam do encontro no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (13), o candidato do PSDB lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, com 54% das intenções de voto, contra 16% do petista e 11% de Russomanno.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host