17/08/2010 - 00h00

Folha e UOL realizam debate com candidatos ao governo de SP a partir das 10h30

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta terça-feira (17) um debate inédito pela internet entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP) participam do encontro a partir das 10h30, no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Aloizio Mercadante e Celso Russomanno se reuniram com assessores de suas respectivas equipes de campanha nesta segunda-feira (16) para se prepararem para o evento. Geraldo Alckmin, por sua vez, não teve nenhum encontro ou treinamento específico para o debate.

Veja as regras do debate Folha/UOL

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (13), o candidato do PSDB lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, com 54% das intenções de voto, contra 16% do petista e 11% de Russomanno.

Na quarta-feira (18), Folha e UOL promovem o primeiro debate online com os candidatos à Presidência da República. Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) participarão do encontro, que terá o mesmo formato do evento desta terça-feira.

Regras

O debate Folha/UOL terá duas horas de duração, divididas em seis blocos. Nos três primeiros blocos, os candidatos farão perguntas entre si. Pelo regulamento, todos os candidatos farão e responderão obrigatoriamente a, no mínimo, uma pergunta cada. Mercadante, Alckmin e Russomano abrirão, respectivamente, cada um dos três primeiros blocos.

Os candidatos terão um minuto para fazerem suas perguntas, cujas respostas deverão ter até dois minutos de duração. O autor da pergunta tem ainda direito a uma réplica de um minuto e meio, mesmo tempo da tréplica que o candidato questionado poderá utilizar na sequência.

O quarto e quinto blocos serão dedicados à interação com internautas, que enviaram questões em vídeo. Ao todo, foram selecionadas 12 perguntas para serem exibidas aos candidatos.

No quarto bloco, Russomanno, Alckmin e Mercadante terão dois minutos cada para responder, nesta ordem, a duas perguntas de internautas cada um. No quinto bloco, muda somente a sequência de respostas, que será Alckmin, Mercadante e Russomano, nesta ordem.

As perguntas serão escolhidas pela Folha e pelo UOL, com prioridade àquelas que tratem de temas relevantes para o Estado de São Paulo.

No último bloco, os candidatos responderão a perguntas dos jornalistas Josias de Souza e Mônica Bergamo, da "Folha de S.Paulo", e de Rodrigo Flores, gerente-geral de notícias do UOL. Russomanno, Alckmin e Mercadante terão, nesta ordem, dois minutos cada um para responder. Em seguida, Mercadante, Alckmin e Russomano, nesta ordem, terão três minutos cada para fazer suas considerações finais.

Cada candidato contará com 50 convidados na plateia, entre assessores, correligionários e outros.

O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo e do UOL, será o mediador do debate. Ofensas pessoais e acusações que atinjam a honra e a dignidade dos postulantes não serão permitidas. Caso isso ocorra, os candidatos poderão solicitar o direito de resposta de um minuto, que será avaliado por uma comissão que avaliará a pertinência do pedido.

Redes sociais e aparelhos móveis

Além do UOL e da Folha.com, os internautas poderão acompanhar o evento em suas redes sociais favoritas. As imagens em vídeo do evento estarão disponíveis no Twitter, no Facebook e em salas de bate-papo UOL criadas especialmente para a ocasião. Dessa maneira, o internauta poderá interagir com outros usuários, dividir opiniões com amigos e recomendar o debate para outras pessoas.

No Twitter, por exemplo, os eventos serão transmitidos ao vivo pelo perfil do UOL Eleições (@UOLEleicoes). Além de acompanhar os tweets postados pela redação sobre os bastidores, o internauta poderá assistir ao debate em vídeo, via Twitcam. Para acompanhar a repercussão dos debates no microblog e fazer comentários sobre o desempenho dos candidatos, o UOL sugere o uso da hashtag #debatefolhauol.

Usuários de iPhone e iPad também poderão ver o debate em seus dispositivos móveis. As imagens e o "minuto a minuto" estarão disponíveis em tecnologia que dispensa o uso do flash -- tipo de arquivo normalmente usado para transmissões em vídeo na internet e que não pode ser reproduzido por esses aparelhos.

Transmissão

Para democratizar o encontro, todos os meios de comunicação interessados poderão compartilhar e transmitir o sinal de áudio e vídeo do debate. Portais de internet, emissoras de rádio, TVs e outros veículos terão amplo acesso para fazer a cobertura jornalística do evento.

 

 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host