17/08/2010 - 12h22

Em resposta a pergunta de internautas, Mercadante e Russomanno criticam pedágios

Gabriela Sylos
Do UOL Eleições
Em São Paulo

No quarto bloco do debate entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo, os internautas questionaram Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP).

Mercadante e Russomanno, ao responder a questões distintas, criticaram os pedágios paulistas, um dos assuntos mais batidos pela oposição.

"O pedágio é um instrumento que pode e deve ser usado para manter investimento nas estradas", disse Mercadante, “mas temos que acabar com essa margem de lucro absurda". O petista afirmou ainda que São Paulo está com os pedágios mais caros do mundo e vai adotar o sistema do governo federal, que prioriza as tarifas mais baixas na licitação.

Já Russomanno ao responder sobre a circulação restrita dos motociclistas na capital, disse que o governo atual adotou “uma política errada”. O candidato do PP afirmou ainda que vai discutir a retirada dos pedágios do Rodoanel, porque que isso restringe a retirada de caminhões das vias paulistanas, aumentando o trânsito e os acidentes. “Precisamos pensar de um Rodoanel sem pedágio.”

Internauta provoca Mercadante
Ao responder a um internauta que questionou sua mudança de posição a respeito do apoio do PT ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB), Mercadante afirmou que não é possível governar sem alianças. “Nunca aceitei o que aconteceu no Senado, minha posição é pública”, respondeu Mercadante. “Lula sabia das divergências e pediu para que eu ficasse na liderança do partido”, justificou.

O senador afirmou que o governo teve dificuldades com a oposição do PSDB e do DEM, e por isso precisava de outras alianças. “Não tínhamos como governar o Brasil sem apoio do PMDB."

Em seguida, qualificou sua permanência como uma decisão acertada, que permitiu que ele participasse do “melhor governo que a história documentada do Brasil registrou”.

Saúde e educação
Um internauta perguntou o que Russomanno vai fazer para melhorar a saúde. O candidato afirmou que vai priorizar consultas, exames e poucas internações na rede pública. Para isso, idosos e doentes crônicos serão tratados em casa para não congestionar o pronto-socorro.

Já outro internauta questionou se Alckmin colocaria seus filhos e netos em escola pública. Ao responder, o candidato tucano disse que estudou a vida toda na rede pública.

Mercadante complementou dizendo que ele também foi formado na rede pública SP, mas que atualmente a situação é muito diferente, pois o governo tucano "privatizou a educação" e os estudantes de escola pública não tem mais oportunidades.

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta terça-feira (17) um debate inédito pela internet entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP) participam do encontro no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (13), o candidato do PSDB lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, com 54% das intenções de voto, contra 16% do petista e 11% de Russomanno.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host