17/08/2010 - 13h01

Alckmin defende Serra e bate no PT; Mercadante quer ser governador da educação

Gabriela Sylos
Do UOL Eleições
Em São Paulo

No sexto e último bloco do debate inédito promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL, os candidatos ao governo de São Paulo foram questionados por jornalistas e fizeram suas considerações finais.

Alckmin defendeu o candidato tucano à Presidência, José Serra, ao afirmar que ele foi um grande estadista durante sua gestão à frente do governo estadual. Alckmin também elogiou o governo de Fernando Henrique ao compará-lo à gestão atual de Lula, cujo partido, segundo ele, votou contra o real e o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). "É muito fácil falar mal. É preciso falar do futuro, de esperança."

Já Mercadante, durante suas considerações finais, pediu aos eleitores "uma chance do PT governar o Estado de SP". O candidato, após afirmar duas vezes durante o debate que a gestão dos tucanos privatizou o ensino no Estado, se autointitulou o governador da educação.

"Eu quero ser um governador para a educação. Se eles, os alunos, avançarem, eu quero ser aprovado como governador. E quem não fez isso tem que ser reprovado. É um grande parâmetro para o futuro. Nós temos que ter uma escola que prepara o jovem para o mercado de trabalho, para a cidadania, para a vida. Se nos derem essa chance, nós voltaremos a liderar o Brasil."

Escândalo da Alstom
Josias de Souza, da Folha de S.Paulo, perguntou a Alckmin a respeito do escândalo da Alsom, cuja investigação mostra que a empresa francesa é suspeita de corrupção em licitações brasileiras, como a do metrô de São Paulo e a da Eletropaulo, durante as gestões de Geraldo Alckmin e Mário Covas, ambos do PSDB. Josias questionou se a Assembleia de SP, que evitou a instalação de investigação, não deveria se ocupar do tema.

O tucano foi seco ao responder que a assembleia é outro poder, portanto o Executivo não tem influência sobre ela. “É ótimo que se apure, há uma denúncia e se alguém cometeu algum erro, que seja punido”, disse.

Mercadante culpa imprensa
Ao questionar o candidato Aloizio Mercadante (PT), a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, lembrou que a candidata petista ao Planalto, Dilma Rousseff, está muito melhor nas pesquisas eleitorais mesmo contando com o mesmo apoio que Mercadante tem de Lula.

O candidato culpou a cobertura da imprensa, que prioriza a campanha presidencial, deixando a de São Paulo de lado. Mercadante espera que, com a propaganda eleitoral e a chegada das eleiçõe, os eleitores tenham mais contato com a campanha petista no Estado.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (13), o candidato do PSDB lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, com 54% das intenções de voto, contra 16% do petista e 11% de Russomanno.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host