13/08/2010 - 01h00

Mercadante nega "aliança" com malufistas; Alckmin diz que trem bala é "só ideia"

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Debate em SP

  • Candidatos ao governo comentam encontro na TV

Após o debate promovido pela TV Bandeirantes, concluído na madrugada desta sexta-feira (13), o candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, negou ter se unido ao postulante do PP, Celso Russomanno, para atacar o tucano Geraldo Alckmin, líder nas pesquisas de intenção de voto.

Pressionado pelos rivais, Alckmin afirmou que o PT de Mercadante tinha feito uma aliança com o malufismo, uma vez que Russomanno é do mesmo partido do ex-governador e atual deputado Paulo Maluf (PP-SP). O petista rejeitou essa ideia. “Todos os candidatos tinham a mesma estratégia. Quando ele [Alckmin] tentava defender o indefensável, todos se uniam contra ele”, afirmou.

Durante a discussão, Mercadante, Russomanno e o candidato do PSB, Paulo Skaf, evitaram se confrontar entre si e direcionaram os comentários e perguntas mais duros a Alckmin. O tucano, por sua vez, procurou esfriar o debate com a anuência do candidato do PV, Fábio Feldmann. O único excluído dos dois grupos foi Paulo Bufalo (PSOL).

Alckmin criticou os ataques recebidos dos adversários, em especial os da trinca Russomanno, Mercadante e Skaf. Ao comentar seu desempenho, o tucano também se mostrou otimista e aproveitou para alfinetar a proposta de criação de um trem bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, feita pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Estão aí há oito anos e não tem nada: não tem edital, não tem licitação. É só uma ideia”, afirmou o ex-governador, derrotado por Lula nas eleições presidenciais de 2006. Durante o debate, Alckmin criticou o governo federal, mas se referiu poucas vezes ao presidenciável José Serra, de quem foi secretário do Desenvolvimento até poucos meses atrás, no Palácio dos Bandeirantes.

Depois de ver Serra, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e os candidatos ao Senado Aloysio Nunes (PSDB) e Orestes Quércia (PMDB) deixarem o debate mais cedo, Mercadante aproveitou para ironizar o rival líder nas pesquisas. “Quando o time joga bem, a torcida fica até o fim. A dele foi embora”, disse.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host