02/08/2010 - 19h06

Alckmin, Mercadante e Russomanno aceitam regras e confirmam presença no debate Folha/UOL

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Representantes de Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT), candidatos líderes nas pesquisas para o governo de São Paulo, se reuniram nesta segunda-feira (02), na sede da Folha de S.Paulo, para assinar documento que define as regras do debate promovido por UOL e Folha. O evento, que contará ainda com a presença de Celso Russomanno (PP), será dia 17 de agosto, no Teatro Tuca, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet a partir das 10h30.

Os três candidatos estarão frente a frente por duas horas e meia. Metade do debate será apenas entre os próprios candidatos, que farão perguntas entre si. Um moderador controlará o tempo. Na segunda parte, os candidatos responderão a perguntas de internautas, exibidas em vídeo. Entre aqui e saiba como enviar sua pergunta.

Segundo o secretário de comunicação do PT-SP e coordenador de eventos da campanha do partido, Aparecido Luz da Silva, o diferencial do debate na internet é a interatividade. "A capacidade de mobilização do UOL e da Folha certamente promove um debate mais participativo, propaga as ideias da candidatura e torna a relação com o eleitor mais ativa que outras mídias", disse.

O representante tucano, Roger Ferreira avalia que "o debate Folha/UOL será uma ótima oportunidade para os candidatos mostrarem o seu pensamento e suas propostas para o futuro de São Paulo."

Assinantes do UOL e da Folha podem assistir ao debate no local. Os assinantes do UOL devem escrever para debategovernador@uol.com.br, informando nome completo, CPF e e-mail do UOL. Já os assinantes da Folha devem enviar e-mail para eventofolha@grupofolha.com.br ou ligar para 0/xx/11/3224-3473, das 14h às 19h. É preciso informar nome completo, código do assinante, telefone e RG.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao encontro, todos os meios de comunicação interessados poderão compartilhar e transmitir o sinal de áudio e vídeo do debate. Portais de internet, emissoras de rádio, TVs e outros veículos terão amplo acesso para fazer a cobertura jornalística do evento.

A legislação impõe restrições à realização de debates em emissoras de rádio e de televisão. No caso da internet, a liberdade é plena. Como meios de comunicação não podem formular perguntas diretamente ao plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o UOL e a Folha fizeram um pedido de esclarecimento por meio de consulta apresentada pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).

O TSE liberou a web para realizar debates, sem exigir um número mínimo de candidatos convidados. UOL e Folha definiram a faixa de 10% ou mais de intenção de votos na última pesquisa divulgada pelo Datafolha como critério para participação no debate. Assim, foram convidados Alckmin, Mercadante e Russomanno.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host