27/07/2010 - 12h29

Russomanno rejeita dinheiro público para a Copa e sinaliza nova capital para SP

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PP ao Palácio dos Bandeirantes, Celso Russomanno, disse nesta terça-feira (27) durante sabatina Folha de S.Paulo/UOL que, se eleito, não investirá recursos públicos em um novo estádio na capital paulista para a Copa do Mundo de 2014. Ele afirmou também que a cidade já está saturada, o que pode exigir uma nova sede para o governo no interior.

“Dinheiro público serve para outras coisas”, afirmou Russomanno, que, em seguida, listou ações na área de saúde que mereceriam recursos mais urgentes. “Se a iniciativa privada quiser patrocinar a construção de estádio, aquele que tiver a melhor proposta receberá a infraestrutura”, disse o deputado federal.

Russomanno culpou a gestão tucana em São Paulo pela exclusão do Morumbi pela Fifa como uma das principais sedes do mundial de 2014. “O governo não fiscalizou o Morumbi. Os banheiros não têm condição de receber ninguém de lugar nenhum do mundo. Não tem nada que a lei mande”, afirmou.

O candidato também criticou o governo federal, responsável pela administração dos aeroportos. E ao atacar a incapacidade do aeroporto de Cumbica para receber torcedores de todo o mundo, defendeu o ex-governador Paulo Maluf, maior expoente de seu partido no Estado. “Ele foi chamado de insano, de doido, quando construiu. Foi processado”, disse Russomanno, aplaudido pela platéia pela primeira vez no encontro.

O pepista disse ainda que é preciso um estudo para saber se a capital do Estado deve continuar na cidade de São Paulo. Ele afirma que não há como suportar o crescimento da região metropolitana e que deveriam surgir regiões administrativas no interior para atrair empresas e novos moradores a essas regiões.

“São Paulo não vai ter água daqui 15 anos. Ou a gente acha caminhos e pensa no futuro ou vamos viver racionamento de energia elétrica, de água. Temos de repensar”, afirmou.

Russomanno foi sabatinado pelos jornalistas Irineu Machado, editor-executivo do UOL Notícias, Fernando Canzian, repórter especial da Folha, Mônica Bergamo, colunista da Folha e Denise Chiarato, editora de Cotidiano do jornal.

 

Próximas sabatinas
Os próximos candidatos ao governo de São Paulo que serão sabatinados serão o senador Aloizio Mercadante (PT), na quarta-feira (28), e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), na quinta-feira (29). O critério de escolha dos participantes foi chamar aqueles que atingiram índices de intenção de votos igual ou superior a 10% na última pesquisa Datafolha.

Confira a íntegra da sabatina com Celso Russomanno

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host