16/09/2010 - 19h24

Procuradoria adverte emissoras de TV de RO por privilegiar Cahulla e Expedito Júnior

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A PRE-RO (Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia) constatou que as emissoras TV Candelária (Rede Record) e Record News Rondônia privilegiaram os candidatos ao governo do Estado João Cahulla (PPS) e Expedito Júnior (PSDB) em seus telejornais.

A Lei das Eleições estabelece que as emissoras de rádio e televisão são proibidas, em seus noticiários, de dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação. Mas um levantamento realizado pela Procuradoria em Rondônia, constatou que os dois candidatos haviam sido privilegiados pelas emissoras.

Segundo a PRE, no quadro 'Agenda dos Candidatos' exibido nos telejornais das emissoras, Cahulla e Expedito Júnior possuíam tempo de exibição cinco vezes muito superior aos demais candidatos, de acordo com o procurador Reginaldo Trindade.

O tratamento diferenciado de Cahulla e Expedito também foi observado quanto à forma de apresentação. Para estes, as emissoras exibiam imagens externas de visitas, reuniões e comícios, incluindo trilha sonora e falas dos candidatos. Os demais tinham suas agendas de campanha informadas por meio de texto e foto.

A recomendação expedida pela PRE às emissoras determina que elas se abstenham de privilegiar os candidatos, seja no tempo ou no formato de apresentação de suas agendas de campanha, e também dá prazo de 24 horas para prestar informações sobre as medidas adotadas.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host