31/10/2010 - 14h13

Votação é tranquila no RS e gaúchos rumam ao litoral

Alexandre de Santi
Especial para o UOL Eleições
Em Porto Alegre

Com dia ensolarado no Rio Grande do Sul, gaúchos que votaram pela manhã deste domingo (dia 31) estão se dirigindo ao Litoral Norte, onde se localizam os principais balneários do Estado. No posto de pedágio de Santo Antônio da Patrulha da BR-290 (conhecida como Freeway), as câmeras da Concepa, concessionária que administra a estrada, mostram congestionamento de cerca de 1km.

Pela manhã, o movimento é de cerca de 60 veículos por minuto, fluxo considerado intenso pela concessionária. O bom tempo e o feriado prolongado deve influenciar no nível de abstenção das eleições no Estado, acredita o presidente do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul), Luiz Felipe Difini. “Não tenho nenhum dado científico. Mas, pelo movimento das estradas, vemos que pode haver um nível pouco maior de abstenção”, disse Difini em entrevista coletiva.

Segundo a Concepa, cerca de 14 mil veículos devem se dirigir ao litoral neste domingo. Entre sexta e sábado, 31.300 carros passaram pela BR-290, informou a empresa.

Tranquilidade

O TRE-RS informou que 48 urnas eletrônicas foram substituídas pela manhã. Não há registro de votação manual no Rio Grande do Sul. A avaliação é que a eleição tranquilamente no Estado, diz Difini, uma vez que os gaúchos elegeram governador logo no primeiro turno e agora escolhem apenas o presidente. Com isso, as ocorrências de propaganda irregular e boca-de-urna foram reduzidas na comparação com o primeiro turno. Apenas quatro denúncias foram registradas, mas não houve prisões.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host