31/10/2010 - 16h54

Vendaval deixa parte do Rio Grande do Sul sem luz

Carolina Pimentel
Enviada Especial da Agência Brasil
Em Porto Alegre

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Grande do Sul adotou o sistema de emergência para as cidades que ficaram sem luz, devido um vendaval que atinge parte do Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário de tecnologia da informação do TRE, Daniel Wobeto, em algumas dessas localidades, os mesários desligam as urnas e voltam a ligá-las quando há número significativo de eleitores na seção para votar. A medida é para evitar gasto da bateria das urnas antes do encerramento da votação, às 17 horas. O processo para religar a urna leva aproximadamente dois minutos.

A bateria da maioria das urnas, cerca de 60% delas, tem de cinco a seis horas de duração. Segundo o secretário, 200 urnas, pelo menos, estão funcionando a base de bateria em 20 municípios, onde há falta de energia. Em alguns municípios, o TRE teve de enviar baterias reservas, como em Canguçu, no sul do estado, que recebeu 80.

Há falta de energia também nos cartórios eleitorais, por onde os dados de votação são enviados ao TRE. Em Barra do Ribeiro, região metropolitana de Porto Alegre, a previsão é que a falta de luz permaneça até o final do dia. Nesses casos, os dados serão transmitidos em cartórios de cidades vizinhas.

Apesar do problema, o Wobeto disse que a votação no estado não irá atrasar. O TRE gaúcho espera apurar todos os votos até às 22 horas de hoje (31). O Rio Grande do Sul tem 8,1 milhões de eleitores, o quinto maior colégio eleitoral do Brasil.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host