04/10/2010 - 21h35

TSE confirma reeleição de deputada federal Maria do Rosário no Rio Grande do Sul

Do UOL Eleições
Em Porto Alegre

A deputada federal Maria do Rosário (PT) teve a confirmação de sua candidatura na noite desta segunda-feira (4) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Candidata do partido à prefeitura de Porto Alegre em 2008, a parlamentar teve suas contas de campanha rejeitadas pelo TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul)  em agosto. Em razão disso, o tribunal não aceitou o registro da sua candidatura.

Maria do Rosário devia cerca de R$ 898 mil a fornecedores após a campanha municipal. O PT de Porto Alegre assumiu a dívida, mas cerca de R$ 565 mil seguiam em débito na época da decisão do TRE.

A deputada recorreu da decisão, alegando que a dívida estava sob responsabilidade do partido agora, o que poderia liberá-la para concorrer. O recurso foi aceito nesta segunda.

No domingo, a petista obteve 143.128 votos, o que a coloca como a sétima deputada mais votada no Rio Grande do Sul. A posição de Rosário na lista de eleitos ainda depende de cálculo do TRE, mas, se a confirmação de sua candidatura não mudar a distribuição de cadeiras entre as bancadas, Rosário vai ocupar uma das oito vagas conquistadas pelo PT. Neste caso, Fernando Marroni deve cair para a suplência.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host