23/09/2010 - 19h17

PSOL gaúcho abre mão de candidato ao Senado para apoiar petista Paim

Alexandre de Santi
Especial para o UOL Eleições
Em Porto Alegre

A executiva gaúcha do PSOL decidiu nesta quinta-feira (23) que vai retirar a candidatura a senador de Luiz Carlos Lucas para recomendar o segundo voto para o petista Paulo Paim. O partido manteve a candidatura de Bernadete Menezes, que também busca uma cadeira no Senado.

A decisão foi tomada por 10 votos a 1, mas sem a consoluta ao diretório nacional do partido. O presidente estadual do PSOL, Roberto Robaina, diz não crer em represálias aos núcleo gaúcho por retirar a candidatura do candidato a senador, que tem 1% na pesquisa Datafolha realizada em meados deste mês. Berna Menezes não pontuou na mesma sondagem.

A deputada federal Luciana Genro, membro da executiva estadual do partido, disse que a estratégia visa garantir um segundo mandato para Paim, ameaçado de perder a cadeira na disputa com Ana Amélia Lemos (PP), líder das pesquisas, e com o ex-governador Germano Rigotto (PMDB). Embora esteja praticamente empatado com Rigotto na maioria das pesquisas, o petista tem figurado em terceiro lugar em alguns levantamentos.

Luciana, filha do candidato a governador pelo PT, Tarso Genro, disse que o partido considera importante manter a defesa de bandeiras de Paim no Congresso, como o fim do fator previdenciário nas aposentadorias e o reajuste dos aposentados pelos índices do salário mínimo.

“O Paim tem sido importante nestas lutas, mesmo sendo do PT. As pesquisas estão mostrando que a disputa está muito apertada e o mandato dele está ameaçado”, disse a deputada. Para ela, o senador vem lutando contra o próprio partido e o governo nessas questões, postura que justificaria a apoio do PSOL. “Acho que o Paim estaria muito mais confortável no PSOL do que no PT”, afirmou.

No anúncio, realizado na sede do PSOL, em Porto Alegre, Pedro Ruas disse que a decisão foi tomada para evitar a vitória de dois candidatos “de direita” no Estado. “Apesar das divergências profundas às grandes alianças, das quais o PT participa, divergências sérias, políticas, ideológicas e de método , há uma questão que extrapola essas divergências, que é o risco de elegermos dois candidatos da direita para o Senado", disse Ruas. Paim compareceu à sede do PSOL para receber o apoio.

Luiz Carlos Lucas, o candidato que perdeu a vaga, afirmou que a decisão também foi pessoal e que o apoio a Paim "não muda nada nossa linha de crítica ao PT e às grandes alianças”. “É um gesto de grandeza e apoio à esquerda", completou.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host