20/09/2010 - 21h00

TRE-RS aplica multa no PP e em candidata do partido ao Senado por showmício

Alexandre de Santi
Especial para o UOL Eleições

O Partido Progressista (PP) e a candidata da sigla ao Senado, Ana Amélia Lemos, foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul neste domingo (19) ao pagamento de multa de R$ 15 mil pela realização de um showmício na cidade de Lagoa Vermelha.
O evento ocorreu em maio, antes mesmo do início da campanha eleitoral.

De acordo com a desembargadora federal Maria de Fátima Labarrère, a legislação eleitoral vigente proíbe "a realização de showmícios e eventos assemelhados para promoção de candidatos e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comícios e reuniões eleitorais". O eventou, um churrasco, contou com a presença de cerca de 2 mil pessoas.

O PP informou que pretende recorrer da decisão. Pedro Bertolucci, presidente estadual do PP, disse que o churrasco foi uma "demonstração espontânea de carinho" à candidata, que é natural de Lagoa Vermelha.

“Acho que é uma punição muito severa”, criticou. Além disso, afirmou Bertolucci, o churrasco foi organizado por lideranças empresariais e por cidadãos de Lagoa Vermelha e teve a participação de políticos de diversos partidos.

O presidente do PP gaúcho ainda criticou a interpretação da Justiça Eleitoral de que o evento tratava-se de um showmício. "Ninguém pediu voto para ninguém. Não foi nada de showmício. Um gaiteiro e um violeiro cantaram o hino da cidade. Isso é showmício?", questionou Bertolucci.

Segundo a decisão do TRE, o evento teve “shows de músicas tradicionalistas e divulgação de cartazes alusivos à candidatura de Ana Amélia”.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host