16/09/2010 - 19h06

Alvo de polêmica, cavaletes de candidatos são recolhidos em Porto Alegre

Alex de Santi
Do UOL Eleições
Em Porto Alegre

Uma novidade desta eleição está dando trabalho ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. Com espaço limitado para colar cartazes pelas cidades, os candidatos gaúchos vem apostando em cavaletes posicionados em canteiros de avenidas e praças de Porto Alegre. A população, no entanto, tem dado sinais de reprovação das peças, que possuem legislação própria - nem sempre respeitada pelos partidos.

De acordo com as regras, o material móvel pode ser exposto somente entre às 6h e 22h. Depois deste horário, os cavaletes devem ser recolhidos. O descumprimento do limite de tempo tem sido uma dos principais problemas observados na cidade. Além disso, o material não pode ser colocado em rótulas e rotárias (para não prejudicar a visão dos motoristas) e deve ficar a dois metros do meio-fio, para evitar que as placas caiam na pista. Durante a semana, no entanto, em razão de forte vento que atingiu Porto Alegre, várias peças invadiram avenidas movimentas.

O problema incentivou uma dupla de amigos a criar um blog bem humorado para contra-atacar. Os autores do “Você suja minha cidade, eu sujo a sua cara” (http://sujosuacara.tumblr.com), que preferem não se identificar, fazem desenhos sobre os cavaletes ridicularizando os candidatos, tiram fotos e publicam na internet. A iniciativa começou no início da semana, quando um dos blogueiros viu a sujeira na rua provocada pelo vendaval. “A minha namorada quase atropelou um cara na tentativa de desviar de um cavalete que saiu voando”, conta um dos autores. Em menos de 24 horas de operação, o Sujo Sua Cara teve 3 mil acessos.

O TRE vem recolhendo o material diariamente. Apesar de não ter um balanço de quantos cavaletes foram removidos desde o início do processo eleitoral, a 159ª Zona Eleitoral, responsável pelo monitoramento da propaganda dos candidatos, informa que até dois caminhões de lixo são enchidos todos os dias com as peças que infringem as regras. No último dia 13, cerca de 50 cavaletes irregulares foram retirados da avenida Antônio de Carvalho, uma das mais movimentadas da capital gaúcha. De acordo com o TRE, as infrações são praticadas por praticamente todos os partidos e coligações. Nenhum candidato foi multado até o momento.

Como denunciar
Há duas formas: pela Justiça Eleitoral ou pelo órgão de trânsito da cidade

Procuradoria Regional:
Telefonte: (51) 32162172
Email: fiscalpropagandapoa@tre-rs.gov.br

Em Porto Alegre, o órgão de trânsito é a EPTC:
Telefone: 158

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host