01/09/2010 - 17h18

Em visita ao Rio Grande do Sul, vice de Serra acusa Dilma de ''mentir muito''

Alexandre de Santi
Especial para o UOL Eleições
Em Porto Alegre

Candidato à vice presidente na chapa de José Serra, o deputado federal Indio da Costa atacou a adversária, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, em passagem pelo Rio Grande do Sul. Costa disse que a candidata do PT “mente muito”, expressão utilizada em cinco vezes ao longo de entrevista na Rádio Gaúcha realizada nesta quarta-feira (1º).

Mesmo usando termos fortes, Indio insiste em dizer que a coordenação tucana não pretende “elevar o tom”. “A Dilma mente e mente muito”, insistiu o candidato. Indio da Costa citou o exemplo da relação do PT com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

De acordo com o deputado, Dilma vinha negando a aproximação das Farc com o narcotráfico durante a campanha, mas a petista teria admitido o vínculo recentemente. Para Indio, a mudança de posição da candidata seria a prova de que Dilma “mente muito”.

“Finalmente ela acabou falando a verdade anteontem no Jornal da Globo, quando deixou claro que o PT conversa com as Farc. E deixou claro, ela mesmo disse essa frase, que é ‘público e notório que as Farc tem ligação com narcotráfico’. Essa é a opinião do PT. Eles sabem que as Farc narcotraficam e, mesmo assim, acham que tem que conversar com as Farc”, atacou o democrata. “Nós somos diferentes disso. Não converso com PCC. Não converso com Comando Vermelho. Na nossa cabeça, traficante, bandido e sequestrador tem que ir pra cadeia e não ficar conversando com o governo”, completou o candidato.

Outro exemplo, na visão do deputado, é a execução do programa Minha Casa Minha Vida. De acordo com ele, a primeira versão do plano de habitação - um dos carros-chefe da campanha do PT - está abaixo das expectativas, embora o governo federal deixe a impressão de conclusão ao lançar a segunda versão do programa. “Das 400 mil casas que foram prometidas, só fizeram 3,8 mil. Eles contam como se tivesse cumprido o programa. Já fazem o Minha Casa Minha Vida 2 e nem finalizaram o primeiro. Mal começaram o primeiro”.

O candidato também usou o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para atacar a petista. “Só 13% das obras do PAC foram concluídas e já fazem o PAC 2. A Dilma mente. A Dilma mente muito”, repetiu.

O vice de Serra disse ainda que Dilma “não é preparada” e que “não é boa gestora”, como ele diz que o programa eleitoral do PT dá a entender. “Os programas que eles dizem que fizeram eles não fizeram. O que eles estão prometendo na campanha eleitoral, eles também não têm capacidade de cumprir”, atacou durante a entrevista.

Para o deputado, a eleição deve ser decidida nos últimos 10 dias de campanha e  já existe um processo de reversão de tendência a favor de Serra em curso. Segundo ele, a candidata petista está sendo favorecida pela proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É charmoso dizer que vai votar na candidata do Lula”, concluiu.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host