13/07/2010 - 17h08

Tarso espera que eleitor do RS cole Dilma à sua imagem e à de Lula

Clarissa Barreto
Especial para o UOL Eleições
Em Porto Alegre

Em primeiro lugar na última pesquisa Ibope, com 39% das intenções de voto, o candidato petista ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse nesta terça-feira (13) esperar que, no decorrer da campanha, o eleitor ligue seu nome e o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência. No Estado onde fez sua vida pública, Rousseff aparece com 36%, contra 46% de José Serra (PSDB). “Tenho certeza de que no momento em que se estabelecer uma identidade maior entre Dilma e Lula, que tem 70% de aprovação, e houver (no Estado) uma conexão Dilma-Lula-Tarso todos nós vamos crescer mais”, afirmou, sem explicar como funcionaria esta estratégia.

Genro diz que sua vantagem de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado, José Fogaça (PMDB-PDT), é reflexo do trabalho feito no Interior durante a pré-campanha. “Fizemos viagens para discutir o programa e percebemos uma empatia muito grande da população”, afirmou. “Pesquisa tem que ser lida apenas como um dado da conjuntura, não quer dizer que vamos ganhar ou perder a eleição, nem ficar de salto alto”, disse.

No primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado, Genro provocou Fogaça, dizendo que o peemedebista citava bastante o presidente Lula em suas falas. Ontem, Fogaça disse que fala em Lula para mostrar que pode se relacionar bem com qualquer presidente (no Rio Grande do Sul, o PMDB adotou a neutralidade quanto à eleição nacional).

Questionado sobre a proximidade de Fogaça com Lula, Genro disse que não só aprova como gostaria que o candidato peemedebista cedesse o palanque à Dilma Rousseff no Estado. “Não foi propriamente uma ironia, acho que quem apoia o presidente Lula tem que falar, mas tem que dar sequência, apoiar também a candidatura do presidente Lula, que é a Dilma. Mas isso está superado, porque o PMDB adotou a neutralidade complacente”, afirmou.

Genro participou hoje da inauguração do comitê central da campanha, em Porto Alegre, junto com o vice, Beto Grill (PSB), e os candidatos ao Senado da chapa, Paulo Paim (PT) e Abigail Pereira (PCdoB), entre outras lideranças do PT no Rio Grande do Sul.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host