18/08/2010 - 20h23

Segundo Vox Populi, Rosabla Carlini (DEM) seria eleita governadora do RN no 1º turno

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Se a eleição fosse hoje, Rosalba Ciarlini, candidata do DEM ao governo do Rio Grande do Norte, venceria no primeiro turno, segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira (18).

A democrata tem 49% das intenções de voto, seguida do atual governador Iberê Ferreira (PSB), com 24%. Carlos Eduardo (PDT) é o terceiro com 13%. Os outros candidatos não pontuaram.

O resultado apresenta uma queda de quatro pontos percentuais para Rosalba em relação à última pesquisa, realizada em julho, quando ela liderava com 53% das intenções. Já Ferreira subiu 6 pontos percentuais a mais do que tinha na pesquisa anterior.

Votos brancos e nulos somam 6% e os indecisos 11%. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais.

Quanto à rejeição, Iberê é o candidato que obteve o maior índice: 16% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Rosalba é rejeitada por 8% dos eleitores. Outros 5% dizem que não votariam em nenhum candidato.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi avaliado na pesquisa. e obteve aprovação de 87% dos entrevistados, sendo que 35% disseram que votariam com certeza no candidato ao governo apoiado pelo presidente.

Senado

Na corrida para o Senado, os candidatos à reeleição Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM) seriam reeleitos, com 57% e 55% das intenções de voto, respectivamente.

A ex-governadora Wilma de Faria tem 38%. Hugo Manso (PT) tem 8%. Dário (PSTU) e Dr. Joanilson (PSDC) somam 2% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

Na soma dos votos espontâneos, Garibaldi tem 26% e Agripino 24%. Vilma obteve 17% e Hugo 4%. Os votos de indecisos somam 70%.

A pesquisa entrevistou 700 pessoas entre os dias 7 e 10 de agosto, e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22.951/10.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host