26/08/2010 - 12h57

Lula tem uma relação muito emotiva com Cuba, diz Cabral

Carlos Bencke
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PMDB à reeleição ao governo do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou nesta quinta-feira (26), durante sabatina Folha/UOL, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma relação emocional com Cuba e com o ex-presidente do país Fidel Castro. O governador fez o comentário quando questionado se Lula estava correto ao comparar presos políticos daquele país com presos comuns.

Em março deste ano, Lula pediu respeito às decisões do governo de Cuba e recriminou o uso da greve de fome por dissidentes como instrumento para que sejam soltos. "Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubanos. A greve de fome não pode ser um pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade", afirmou.

Para Cabral, a nova dimensão da política externa brasileira adotada pelo governo Lula foi o principal fator para que o Brasil sediasse as Olimpíadas. No entanto, perguntado sobre as posições do Brasil na questão do enriquecimento de urânio no Irã, o candidato disse que não pode opinar sobre algo que não está acompanhando de perto.

“Acho que o presidente Lula deu uma outra dimensão à política internacioal brasileira. Ele abriu o país para diversos países da África, da Ásia, do Oriente Médio”, afirmou Cabral.

Veja íntegra da sabatina Folha/UOL com Sérgio Cabral

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host