24/08/2010 - 17h37

Gabeira usa "terror de São Conrado" em inserções na TV

André Naddeo
Do UOL Eleições
No Rio de Janeiro

Três dias após a invasão de um hotel de luxo por parte de traficantes da favela da Rocinha, e intensa troca de tiros entre os criminosos e policiais, que aterrorizaram o bairro de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, a equipe de produção do candidato do PV ao governo do Estado, Fernando Gabeira, finalizou um programa que trata exclusivamente episódio e ataca a política de segurança pública do seu maior rival na disputa, o atual governador Sérgio Cabral (PMDB).

Como nesta terça-feira (24) o horário eleitoral é destinado aos programas dos presidenciáveis e candidatos a deputado federal, a campanha do candidato verde usou as três inserções a que tem direito na programação de cada canal da TV aberta para relembrar o caso com as manchetes dos jornais impressos do Rio: “Bonde do Nem [chefe do tráfico da Rocinha] espalha medo” e “Terror na Zona Sul”.

Logo em seguida, a repercussão internacional do caso, incluindo até a chamada no site da BBC, de Londres, para o episódio que, além de espalhar o medo pelo bairro nobre da capital fluminense, fez mais de trinta reféns no hotel Intercontinental, dez bandidos presos pela polícia e uma pessoa morta – que, segundo a polícia, pertencia ao bando que controla o tráfico na comunidade.

“Sem um trabalho de inteligência, a polícia jamais dará o combate na hora e no lugar certos”, afirmou Gabeira, ao final da inserção de 30 segundos de duração. O serviço de inteligência, aliás, já havia sido criticado pelo deputado federal na sua propaganda de governo da última segunda-feira, totalmente voltado para o tema da segurança pública.

A equipe de reportagem de Gabeira foi às ruas de São Conrado e da própria Rocinha recolher depoimentos de moradores para um programa maior, sob a supervisão do diretor Moacyr Góes, a ser veiculado na propaganda eleitoral a partir desta quarta-feira (25).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host