23/08/2010 - 14h35

Dois dias após "terror de São Conrado", Cabral e Gabeira focam segurança na TV

André Naddeo
Do UOL Eleições
No Rio de Janeiro

Dois dias após a manhã de terror em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro, na qual criminosos da favela da Rocinha invadiram um hotel de luxo e trocaram diversos tiros com policiais da região, o governador e candidato à reeleição, Sérgio Cabral, usou todo o seu tempo para falar de segurança pública no horário eleitoral desta segunda-feira (23).

Saúde, educação, transporte e empregos não receberam nenhuma menção sequer ao longo dos 8 minutos e 25 segundos a qual o candidato da coligação “Unidos pelo Rio” tem direito, de acordo com o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro). O único assunto foi a instalação das 12 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) na capital fluminense.

“Mais de 90% dos jovens envolvidos com o tráfico, quando ocorre a UPP, optam por outro caminho. É uma mudança cultural, um choque do bem. A favela é lugar de gente trabalhadora”, disse o candidato, usando também, como personagens, moradores das comunidades hoje pacificadas.

O peemedebista também falou sobre o "resgate da auto-estima do policial”. Cabral reforçou o discurso de que todas as comunidades do Rio de Janeiro estarão livres do controle do tráfico até 2014. A estimativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado aponta que, somente na Rocinha, o tráfico de drogas possui um “exército” de 400 homens.

Gabeira aposta na crítica

Segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, e com quase a metade do tempo de Cabral na TV, o candidato Fernando Gabeira (PV) também usou o tema da violência em sua propaganda eleitoral, chamando a atenção para o que “você não vê na propaganda do governo”.

O “outro lado” do candidato verde ficou bem explícito quando ele citou a situação de caos e violência nos Cieps da cidade. “O descaso é tão grande que as pessoas se sentem seguras para vir fumar crack dentro da escola”, afirmou Gabeira, sobre uma unidade de ensino que teria sido assaltada diversas vezes este ano, em Irajá, mesma região em que o garoto Wesley, de 11 anos, foi atingido por uma bala perdida em sala de aula.

“A segurança no Rio precisa usar mais inteligência. A polícia precisa ser mais bem preparada. Não existem balas perdidas, existem vidas perdidas”, destacou o programa. No entanto, em seu quadro de propostas, Gabeira indica que vai manter o programa das UPPs e que vai ainda equiparar os salários dos policiais aos do Distrito Federal, que contam hoje com o melhor rendimento em todo o país.

O candidato verde ainda chamou a atenção para o que chama de descaso da saúde. Uma equipe de reportagem do partido foi em busca de pacientes que não conseguiram atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). Já os outros candidatos ao governo, como Fernando Peregrino (PR) e Jefferson Moura (PSOL) não trataram nem de saúde, nem de segurança, abordando ambos o tema da educação no Estado.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host