18/08/2010 - 17h28

TRE-RJ suspende uso de imagem e de aúdio de Lula na campanha de Crivella

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), por decisão do juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar, determinou a retirada da imagem e do áudio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do programa eleitoral gratuito da chapa do senador Marcelo Crivella (PRB), candidato à reeleição. O prazo para que a determinação seja cumprida é de 24 horas.

A decisão liminar, ou seja, provisória, proíbe ainda o uso da imagem e a menção do apoio do presidente Lula nas propagandas impressas da chapa encabeçada por Crivella, composta também pelo primeiro suplente, Eduardo Benedito Lopes, e Espedito Monteiro de Almeida, segundo suplente. Após a notificação, caso a irregularidade persista, o senador e o partido podem ser obrigados a pagar uma multa diária de R$ 200 mil.

O pedido para retirar o apoio do presidente Lula da campanha de Crivella foi feito por meio de uma representação pela coligação Juntos pelo Rio, da qual faz parte o candidato à reeleição pelo PMDB ao governo do estado, Sérgio Cabral.

Segundo a representação, Lula estaria impedido de apoiar Crivella já que ambos são filidados a diferentes partidos políticos e suas legendas não pertencem à mesma coligação. Crivella ainda pode recorrer ao plenário do TRE-RJ.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host