31/10/2010 - 20h36

Wilson Martins é reeleito governador do Piauí

Do UOL Eleições

Dados do governador eleito

Nome Wilson Nunes Martins (PSB)
Data de nascimento 17/05/1953
Escolaridade Superior completo
Ocupação Governador
Patrimônio R$ 2.881.888,50

Wilson Martins (PSB) foi reeleito ao governo do Estado do Piauí após ter permanecido à frente do adversário Sílvio Mendes (PSDB) durante toda a disputa. 

Mesmo o apoio da vereadora e presidente do PV no Piauí, Teresa Britto, derrotada no primeiro turno, a Mendes não foi suficiente para reverter a vantagem do candidato do PSB. 

Colado à imagem e à popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez comício a 10 mil pessoas em Teresina apoiando seu candidato no Estado, Martins focou sua campanha em feitos da atual administração e em ataques ao tucano, ligando o adversário ao governo Fernando Henrique Cardoso. 

Martins foi deputado estadual por três mandatos e eleito vice-governador em 2006, na chapa de Wellington Dias (PT), seu principal cabo eleitoral. Ele assumiu o governo em abril, depois que o petista deixou o cargo para se candidatar ao Senado. Como era vice e assumiu o governo, sua vitória agora já é considerada reeleição.

Na votação do primeiro turno, Wilson Martins obteve 46,37% dos votos, contra 30,08% do candidato do PSDB. João Vicente (PTB) ficou em terceiro lugar, com 21,5%, e reforçou a chapa do PSB no segundo turno, declarando apoio a Martins. 

Biografia
Wilson Martins, 57, é natural de Santa Cruz do Piauí. É médico formado pela Universidade Federal do Estado. Foi deputado estadual por três mandatos e presidiu a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado. 

Foi secretário municipal de Saúde de Teresina e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (1993-1994). É presidente da Executiva Estadual do PSB estadual. 

Foi eleito vice-governador do Piauí, para o quadriênio 2007-2010, foi coordenador do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e em abril de 2010, com a renúncia de Wellington Dias, assumiu o cargo de governador.

Propostas

Dar continuidade ao projeto em andamento, iniciado no governo Wellington Dias, que se dedicou a organizar o Estado e dotar o Piauí de infraestrutura produtiva e social
Avançar nas políticas públicas de saúde, consolidando a descentralização do atendimento e ampliando a resolubilidade
Fortalecer os setores básicos (educação, segurança, saneamento) como processo de inclusão cidadã e garantia de qualidade de vida
Investir decisivamente na geração de emprego, através de um projeto de desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável
Reafirmar a estratégia de investimentos em infraestrutura, realizando obras que geram emprego e ampliam as condições de desenvolvimento no futuro imediato

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host