10/08/2010 - 17h10

Candidatos discutem seca e divisão do Estado no primeiro debate on-line do Piauí

Yala Sena
Especial para o UOL Eleições
Em Teresina
  • Os candidatos ao governo do PI, Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB) em debate online

    Os candidatos ao governo do PI, Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB) em debate online

Nesta terça-feira (10), o Piauí realizou o seu primeiro debate na internet entre candidatos, contando exclusivamente com a participação dos internautas. Participaram do encontro os candidatos ao governo do Estado Sílvio Mendes (PSDB) e o governador Wilson Martins (PSB), que tenta à reeleição. O debate foi marcado por calorosas discussões sobre o problema da seca, a divisão do Estado, educação, e a tragédia do rompimento da barragem Algodões, no ano passado, que deixou nove mortos e duas mil famílias desabrigadas.

Promovido pelo Cidadeverde.com, portal da TV Cidade Verde, emissora afiliada do SBT no Piauí, o encontro priorizou os 12 Territórios de Desenvolvimento em que foi dividido o Estado.

Sílvio Mendes, candidato da oposição, criticou a educação, afirmando que a Uespi (Universidade Estadual do Piauí) vive uma “das mais graves situações”. Segundo ele, falta estrutura e apoio a capacitação de professores. O tucano lembrou ainda que o Estado está ameaçado de perder do MEC 20 cursos da Uespi.

Wilson Martins reagiu afirmando que o tucano não é a pessoa indicada para criticar a educação do Estado. Segundo o governador, Sílvio Mendes, quando era prefeito de Teresina, recebeu uma escola técnica e perdeu recursos por não implantá-la. “Não sou pessimista como o candidato Sílvio Mendes. A Uespi teve um crescimento desordenado. Houve erros e acertos”, disse.

Divisão do Estado

Uma pergunta de um internauta sobre a divisão do Estado esquentou o debate. Sílvio disse que é contra a divisão, mas a favor de um plebiscito com a população. “O Sul perde e a região Norte ganha com a divisão. Prefiro manter a unidade e estruturar os municípios que se queixam de abandono”.

Wilson Martins afirmou que é “absolutamente a favor da criação do Estado do Gurgeia”. “O Norte e o Sul não perdem. Isso é conversa fiada. Todos ganham como ocorreu com o Estado de Tocantins e Mato Grosso”, citou.

Seca

Questionado se era possível acabar com os carros-pipas, o governador disse que a seca é uma “questão secular”. Ele admite a falta de água, mas disse que o governo está construindo barragens para suprir regiões com falta de água.

O candidato tucano lembrou que Wilson Martins é filho do semi-árido , mas não consegue resolver o problema. “Foi prometido cisternas que não chegaram. Tratam a seca com malabarismo e otimismo inconsequente”. Ele citou que mais de 170 municípios decretaram situação de emergência, devido a seca.

Desinformado

A todo instante, o governador acusava o governo de estar mal informado sobre as regiões. Sílvio atacou a falta de apoio no campo, os atrasos na reforma agrária, a falta de estruturas nos hospitais e política para a segurança.

Wilson Martins lembrou que o PSDB passou 20 anos no governo e só conseguiu inaugurar obras com apoio do governo do PT. Ele citou que a gestão tucana só concluiu o HUT (Hospital de Urgência de Teresina) e a ponte estaiada devido os recursos do governo federal.

O portal adotou como regra a presença de candidato que tivesse mais de 5% das intenções de votos, de acordo com a pesquisa Captavox divulgada mês passado. Três candidatos foram chamados para participar do encontro, porém o senador João Vicente Claudino, do PTB, alegou “compromisso inadiáveis” na região Sul do Estado e desistiu de participar.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host