28/08/2010 - 15h11

Ibope: Eduardo Campos (PSB) tem 69% contra 20% de Jarbas (PMDB)

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSB à reeleição ao governo de Pernambuco, Eduardo Campos, se mantém com ampla vantagem sobre Jarbas Vasconcelos (PMDB), indicou uma pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28). Na sondagem anterior, a vantagem do atual mandatário era de 44 pontos percentuais sobre o peemedebista e agora se ampliou para 49.

Na pesquisa anterior, Campos tinha 60% das intenções de voto e Jarbas, 24%. O candidato do PSOL, Edilson Silva, se manteve com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Eleitores que planejam votar em branco ou nulo são 4% e os indecisos, 6%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

A sondagem está registrada com o número 26038/2010 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram entrevistadas 1.806 pessoas nos dias 24 e 26.

Senado
O Ibope indicou ainda que Humberto Costa (PT) lidera a corrida por uma das duas vagas ao Senado, com 49% das intenções de voto. Marco Maciel (DEM) fica com 37% e Armando Monteiro Neto (PTB), com 28%.

O Datafolha também divulgou pesquisa para o Senado, com margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O instituto coloca Costa com 44% das intenções de voto - alta de 4 pontos percentuais em relação ao último levantamento.

Na briga pela segunda vaga, há empate técnico entre Maciel e Monteiro Neto, diz o Datafolha. Na segunda semana de agosto, o candidato do DEM tinha 35% e desta vez oscilou para baixo, para 33%. O postulante do PTB, por sua vez, subiu de 25% para 29%.

Raul Jungmann aparece em quarto lugar, oscilando de 9% na pesquisa anterior para 11% no levantamento mais recente. Também pontuaram Hélio Cabral (PSTU, 2%), Simone Fontana (PSTU, 2%), Jerônimo Ribeiro (PSOL, 1%), Renê Patriota (PV, 1%), Délio Mendes (PCB, 1%), Lairson Lucena (PRTB, 1%) e Danúbio Aguiar (PCB, 1%).

Votos brancos e nulos para uma das vagas somam 12%. Não sabem para uma das vagas 34% do eleitorado. Brancos e nulos para as duas vagas são 6%. E não sabem para nenhuma das duas vagas 22%. O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem o número 72920/2010.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host