31/10/2010 - 18h54

Eleição no Paraná foi a mais tranquila dos últimos anos, de acordo com TRE

Lúcia Nórcio
da Agência Brasil
Em Curitiba

O Paraná teve as eleições mais tranquilas dos últimos anos, tanto no primeiro quanto no segundo turno, na avaliação da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PR), desembargadora Regina Afonso. O tribunal informou que 91 urnas apresentaram problemas e 74 foram substituídas (13 em Curitiba). “Num universo de 24.558 seções eleitorais, isso corresponde a 0,03% do total, um índice baixíssimo”, observou a desembargadora.

Nove pessoas foram detidas, cinco no interior e quatro na capital paranaense, a maioria por propaganda de boca de urna. Os detidos foram ouvidos e liberados em seguida, alguns já sentenciados para prestar trabalhos comunitários. Regina Afonso disse que a logística foi bem montada e que todo o processo eleitoral no Paraná começou a ser estruturado em fevereiro, “com um custo, nos dois turnos, de aproximadamente R$ 20 milhões”.

A expectativa é que todos os votos – são 7,6 milhões eleitores aptos no estado – estejam apurados até as 20h. Curitiba deve manter a tradição de ser uma das primeiras capitais a concluir a apuração.

A desembargadora informou que 15 mulheres votaram neste segundo turno na Penitenciária de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Ao todo, 35 presas provisórias tinham sido cadastradas pelo TRE-PR, mas 20 foram libertadas antes deste domingo.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host