03/10/2010 - 19h27

Ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) é o novo governador do Paraná

Ana Carolina Bendlin
Para o UOL Eleições
Em Curitiba (PR)

Em uma disputa apertada, o candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, venceu as eleições já no primeiro turno. O tucano derrotou seu principal adversário, Osmar Dias (PDT).

“Obrigado Paraná. Vitória de todos! Começa um novo tempo de respeito e diálogo”, escreveu Richa em seu Twitter.

Em entrevista à rádio CBN Curitiba, Richa disse que "foi uma disputa muito acirrada porque não é fácil enfrentar o presidente, a candidata do PT, dois senadores, inclusive do meu partido (se referindo ao senador Alvaro Dias, que votou no irmão, Osmar Dias, e não em Beto, apesar de ser do PSDB)”.

"Vou fazer um governo indutor do desenvolvimento e, por isso, minha equipe tem metas a cumprir, vou escolher a dedo os secretários", afirmou o governador eleito.

Richa também prometeu ter um bom relacionamento com os senadores eleitos, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), ambos da coligação adversária.

Derrotado, Dias também se manifestou.  “Agradeço a todos que trabalharam na nossa campanha, a todos que confiaram no nosso projeto, que com garra e entusiasmo acreditaram em nós”, escreveu em seu twitter.

O provável vencedor das eleições no Estado era uma incógnita até a contagem final dos votos, diante da impugnação de pelo menos dez pesquisas de intenção de voto nas duas últimas semanas de campanha, algumas delas solicitadas pelo próprio PSDB.

Apesar de a disputa ao governo do Estado ter sido acirrada até o fim, Richa conseguiu a vitória no primeiro turno, assim como ocorreu nas eleições de 2008, quando foi reeleito prefeito de Curitiba.

Depois de dois mandatos como deputado estadual, um como vice-prefeito de Curitiba e quase cinco anos e meio no comando da administração da capital paranaense, o tucano assume o cargo que foi de seu pai, José Richa, entre 1983 e 1986. Durante a campanha, o ex-governador foi citado diversas vezes por seu filho como principal referência na vida pública.

Campanha

Após estarem do mesmo lado nas eleições de 2006 e 2008, Richa e Dias quase mantiveram a aliança para a disputa deste ano.

Até dias antes das convenções partidárias, em junho, era tida como certa a candidatura do pedetista ao Senado, na chapa encabeçada pelo tucano. Porém, diante de um pedido pessoal do presidente Lula, Dias acabou disputando o governo contra o antigo aliado.

Dados do governador

Nome Carlos Alberto Richa
Data de nascimento 29/07/1965
Escolaridade Superior completo
Ocupação Engenheiro
Patrimônio R$ 4.238.118,72

Durante toda a campanha, Richa usou o argumento de que Dias havia garantido a ele que não seria candidato a governador “sob hipótese nenhuma”. O tucano também criticou seguidamente o pedetista por “ter mudado de lado e se aliado aos adversários”, entre eles o ex-governador Roberto Requião (PMDB).

Em resposta, foi taxado de ter abandonado o segundo mandato de prefeito depois de apenas um ano e três meses para disputar o governo do Estado, quebrando a confiança dos curitibanos.

Para se defender, Richa sempre afirmou que atendeu a um chamado da população e que, se pensasse apenas em si, teria sido mais cômodo permanecer no posto de prefeito, no qual tinha grande aprovação.

As principais promessas do candidato

Criação de um órgão para o combate ao tráfico de drogas no Estado
Desenvolvimento da cadeia produtiva florestal, incentivando a produção de madeira sustentável
Construção de 387 módulos policiais no Estado. Estes módulos funcionariam com equipes até 66 policiais, com um oficial em comando.
Utilização do helicóptero da Divisão de Operações Aéreas para o resgate de vítimas de acidentes de trânsito
Realizar campanha permanente para estimular a separação de recicláveis.

Presença tímida de Serra

Um fato que chamou a atenção na campanha de Richa foi a gradativa retirada do presidenciável tucano José Serra dos eventos no Paraná e do horário eleitoral gratuito, na medida em que Serra foi caindo nas pesquisas pela disputa à Presidência.

Também mereceu destaque em todo o país a impugnação obtida por Richa de cerca de dez pesquisas de intenção de voto nas últimas semanas de campanha. Enquanto o tucano alegou que havia erros metodológicos nos levantamentos, os adversários afirmaram que a impugnação tinha relação com a queda dele nas pesquisas.

 

“Fechamos uma coligação baseada em princípios e afinidades ideológicas, com partidos que impunham a mesma bandeira”

Beto Richa (PSDB), acusando indiretamente o adversário de ter mudado de lado

Nos próximos quatro anos, Richa, que é engenheiro civil e natural de Londrina, município do norte do Paraná, terá o desafio de governar o Estado com a quinta maior economia do país, tentando repetir o desempenho que teve na prefeitura de Curitiba. À frente da administração da capital paranaense, foi avaliado pelo Datafolha como o melhor prefeito do país por dez vezes consecutivas.

 

Além disso, após seu primeiro mandato, entre 2005 e 2008, foi reeleito com 77,27% dos votos e cumpriu o mandato até renunciar para se candidatar à eleição deste ano para o cargo de governador. Quem exercerá o cargo de vice será o também tucano Flávio Arns, que atualmente ocupa o cargo de senador.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host