03/10/2010 - 14h36

Apesar de votação tranquila, Paraná tem 30 detidos por boca de urna

Ana Carolina Bendlin
Especial para o UOL Eleições
Em Curitiba

Até às 14 horas deste domingo, 3 de outubro, as eleições transcorriam em clima de normalidade em Curitiba. De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PR), não houve nenhuma detenção por irregularidades eleitorais na capital paranaense até o momento. Por outro lado, 30 pessoas já foram detidas no interior do Paraná, todas elas por fazerem boca de urna.

Em relação às urnas eletrônicas, 88 precisaram ser substituídas no estado, sendo 13 em Curitiba. A troca foi feita logo no início da votação, pela manhã, quando as urnas apresentaram, segundo o TRE-PR, problemas diversos, como falhas com a bateria e “travamento” da máquina. Em todo o estado, que conta com 7,6 milhões de eleitores, há em operação 24.558 urnas.

A novidade nesta eleição é a votação biométrica no município de Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba, onde votam 8.121 eleitores. A cidade é a única no estado a utilizar a urna biométrica, que lê a impressão digital do eleitor. Em todo o país, 60 municípios estão utilizando o sistema. Além disso, em Curitiba, há três locais para ser realizado o voto em trânsito para presidente da República. No total, cerca de 8 mil eleitores se cadastraram para votar dessa forma na capital paranaense.

A média de tempo de votação por eleitor no Paraná tem sido de um minuto. O TRE-PR afirmou não ter recebido até agora reclamações de filas nas seções eleitorais. A demora um pouco maior é registrada apenas nos locais de votação com maior número de eleitores. De acordo com o tribunal, a expectativa é de manutenção do clima de tranquilidade até o fim da votação, às 17 horas. A previsão do órgão é de finalizar a apuração dos votos até a meia-noite deste domingo.

Neste primeiro turno, a Polícia Militar colocou nas ruas um efetivo de 7,4 mil homens, sendo 2,5 mil em Curitiba e na região metropolitana e 4,9 mil no interior do estado. Os policiais irão atuar nos 5.711 locais de votação em todo o Paraná.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host