02/10/2010 - 13h37

Observadores argentinos estão em Curitiba para conhecer votação eletrônica

Lúcia Nórcio
Da Agência Brasil
Em Curitiba

Convidados pelo Tribunal Superior Eleitoral, 19 observadores estrangeiros, a maioria formada por juízes eleitorais, jornalista e parlamentares argentinos, estão na capital paranaense para acompanhar as eleições no estado. Hoje (2) o grupo acompanhou o sorteio das urnas para a votação paralela e conheceu os locais de votação.

Para o jornalista Fernando Genesir, a principal expectativa é acompanhar o sistema de voto eletrônico pois na Argentina o processo ainda é manual, com votos em cédulas de papel. “A votação e a apuração são demoradas e acontecem muitas irregularidades”, disse. Ele também disse algumas cidades já testam a votação eletrônica.

Javier Octávio, secretário de governo da província de Córdoba, disse que considera o processo de eleições no Brasil um dos melhores e mais modernos do mundo. “É um modelo que nós da América Latina queremos seguir”, afirmou à Agência Brasil.

Além do grupo do TSE, estão em Curitiba, também na condição de observadores, 14 convidados da Ordem dos Advogados do Brasil da seccional do Paraná (OAB-PR), todos da província argentina de Saltas. Lá, em 2009, foram utilizadas urnas eletrônicas no município de Nazareno, com a participação de 2 mil eleitores

Segundo Sergio Angelini, da área de tecnologia de Saltas, os sistemas entre os dois países são muito diferentes “Estamos observando toda a logística, principalmente a parte tecnológica para implantarmos em nossos municípios. Nas próximas três eleições, já pretendemos trabalhar com a votação eletrônica em toda a província”, disse.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host