02/09/2010 - 11h58

Beto Richa diz que oposição tem direito de tentar impugnar candidatura de Dilma

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, afirmou durante sabatina Folha/UOL nesta quinta-feira (2) que o governo federal impulsionou de forma irregular a candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto e que a oposição “tem o direito de recorrer à Justiça” para impugnar a candidatura da petista.

O comentário foi feito após pergunta sobre o vazamento de dados do imposto de renda de aliados e da filha do presidenciável tucano, José Serra. Beto Richa evitou ligar a campanha de Dilma diretamente ao vazamento de dados sigilosos, mas não descartou a possibilidade de petistas terem cometido o crime. “Chega um ponto que você precisa recorrer à Justiça, para que não haja uma desigualdade na disputa”, disse.

Na quarta-feira (1), os oposicionistas PSDB, PPS e DEM entraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com um pedido para barrar a candidatura de Dilma, líder nas pesquisas de intenção de voto, com base nas denúncias de quebra de sigilo de Imposto de Renda de pessoas ligadas a Serra. O presidenciável tucano acusou o núcleo petista de serem responsáveis pela iniciativa. A candidata negou e ameaça processá-lo.

Beto afirmou que a campanha da petista teve divulgação antes do permitido por lei, com “uso da máquina administrativa, presidente em palanque oficial, infrações sucessivas e aparelhamento da máquina pública para os companheiros”. “É por isso que falta dinheiro para investir em infraestrutura”, disse o ex-prefeito de Curitiba.

Sobre a manifestação de apoio de um deputado federal do PSB, envolvido na denúncia de caixa 2, Richa disse que não pode “escolher” quem vota nele nem pedir "atestado de idoneidade" a quem o apoia . “Eu vou escolher quem vota em mim? Dizer: 'você não vai votar em mim, não quero o seu voto'? Isso não existe”.

Em 2009, um vídeo gravado em 2008 foi divulgado mostrando 24 candidatos a vereador do PRTB recebendo dinheiro que não foi contabilizado na campanha de Richa para a prefeitura. O então prefeito demitiu três assessores após a divulgação do vídeo. De acordo com a denúncia, alguns candidatos a vereador do PRTB teriam recebido dinheiro para desistir de disputar as eleições municipais para apoiar o tucano.

Diante da possibilidade, indicada pelas pesquisas, de Serra perder no primeiro turno, o candidato tucano disse não se ver como potencial líder da oposição nos próximos anos. “Eu topei esse desafio porque não tenho vaidade nem obsessão de ocupar cargos. Tudo na vida da gente acontece de forma natural. Depende do trabalho, e a sociedade te convoca para isso”, disse.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host