16/08/2010 - 18h29

Dias defende integração entre campo e cidade; Beto faz críticas ao governo de Requião

Fernando de Jesus e Murilo Basso
Especial para o UOL Eleições
Em Curitiba

Os candidatos ao governo do Paraná Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) participaram na tarde desta segunda-feira (16) de um encontro promovido pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba. No evento, Osmar se posicionou favorável a integração entre os setores industrial e agrícola, enquanto Richa voltou a ressaltar suas realizações à frente da capital paranaense e criticou o atual governo.

Dias pede integração

Osmar Dias afirmou que é necessário promover a integração entre os setores produtivos do campo e da cidade. Para o senador, o Estado precisa recuperar sua capacidade de investimento e definir melhor suas prioridades. Dias apontou investimentos em educação e apoiou inovação tecnológica tanto no meio rural quanto na indústria como ponto fundamental de seu governo.

O senador afirmou que pretende ampliar a capacidade de exportação do Estado. “Não acredito que o atual modelo seja interessante para nossa sociedade”, disse. Osmar também propôs a criação da “Universidade do Servidor Público”. Segundo ele, dessa forma, será possível oferecer serviços com maior qualidade para a população.

Dias defendeu a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico. “Será um órgão que irá aumentar o diálogo com a população e promover oportunidades”, afirmou. O pedetista disse ainda que o jovem empreendedor precisa de uma linha de crédito especial para colocar em prática os seus projetos.

“Para que haja a atração dos investimentos privados nós precisamos criar um ambiente de harmonia”, disse. O candidato acredita que o resgate da economia do Paraná ocorrerá através de investimentos pesados em infra-estrutura.

Pela manhã, em entrevista a rádio Band News, o pedetista abandonou os elogios aos governos Lula e Requião, até então recorrentes em sua campanha. Dias demonstrou certo desconforto com seus aliados. “Espero que aquela energia que foi colocada para que eu viesse a ser o candidato da aliança agora seja colocada em nossa campanha”, disse.

Richa faz críticas ao governo

Beto Richa disse que seu governo será diferente no relacionamento com o setor industrial. Segundo o tucano, a administração de Roberto Requião (PMDB) acabou negligenciando medidas de incentivo a industrialização. “Perdemos participação significativa no PIB nacional. Vamos respeitar os contratos assinados e dialogar com a iniciativa privada”, disse.

Richa defendeu novamente a Linha Verde, reiterando que só faz crítica quem não a conhece. Beto propôs a extensão da obra até a região da Fazenda Rio Grande e rebateu as críticas ao transporte coletivo da capital paranaense. “Esse mesmo que me critica devia cuidar da administração do seu partido. Em Londrina a passagem custa R$2,25. Aqui é R$2,20. A não ser que queriam comparar a qualidade dos dois transportes coletivos”, disse.

O tucano criticou também a administração do Porto de Paranaguá. “O porto já foi modelo, hoje é um fardo. O congestionamento existente é prejudicial”, afirmou. Para o candidato, é necessária uma gestão ambiental para que a credibilidade possa ser recuperada. O ex-prefeito aproveitou para enfatizar que o rompimento de sua administração com o governo estadual foi unilateral. “Todos vocês conhecem o temperamento dele [Requião]. Quem discorda, ele passa com um rolo compressor por cima”, afirmou.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host