13/08/2010 - 02h13

Sem confronto direto, favoritos ao governo do Paraná se criticam em perguntas a outros rivais

Fernando de Jesus e Murilo Basso
Especial para o UOL Eleições
Em Curitiba

Em duas horas de debate nesta quinta-feira (12), a troca de farpas entre os favoritos na eleição para o governo do Paraná, Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB), se limitou a comentários que eles embutiram em perguntas e respostas dadas a outros rivais. Sete candidatos ao Palácio das Araucárias fizeram na TV Bandeirantes uma discussão desfocada e sem nenhum embate entre os dois líderes nas pesquisas de intenção de voto.

Participaram, além de Beto e Dias, Paulo Salamuni (PV), Luiz Felipe Bergmann (PSOL), Avanilson Araújo (PSTU), Robinson de Paula (PRTB), Amadeu Felipe (PCB). Candidato do ex-governador Roberto Requião (PMDB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado, Osmar procurou colar sua imagem na da atual gestão e Beto fortaleceu vínculos com sua gestão na prefeitura de Curitiba.

O debate só esquentou quando o ex-prefeito foi questionado sobre a privatização do Banestado. Como deputado estadual, o tucano foi favorável a privatização. “O Banestado estava em situação calamitosa e não havia outra saída. Não tenho vergonha do que fiz”, disse. O tucano afirmou que não pretende privatizar outra empresa pública, como a Copel (Companhia Paranaense de Energia). O pedetista, quando perguntado sobre o mesmo tema, ressaltou que sempre foi contrário a privatizações.

Quando o tema prometia incendiar a discussão, por sorteio, Dias foi obrigado a questionar Avanilson. Procurou usá-lo para atacar Richa, mas o socialista percebeu a manobra e respondeu criticando ambos. O pedetista aproveitou também para insinuar que Richa tem assessores de governo que o ajudam na campanha. “Na minha campanha não existe nenhum funcionário do Estado trabalhando irregularmente”, disse.

No penúltimo bloco, Salamuni desafiou Richa a assinar, juntamente com todos os candidatos, um pedido de afastamento do presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), envolvido em denúncias de corrupção e de tráfico de influência. O ex-prefeito ignorou a proposta.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host